sexta-feira, 1 de junho de 2012

Carta Aberta ao Correio da Manhã

Enviado, por e-mail (cartas@cmjornal.pt), para o Jornal Correio da Manhã:
Numa altura em que tanto se ouve falar de solidão e abandono na terceira idade, em que, volta e meia, lá aparece, quando os meios de comunicação social julgam adequado (provavelmente quando não há qualquer escândalo com políticos ou celebridades de quintal a relatar) uma notícia de um idoso que faleceu em casa e lá permaneceu durante dias, meses ou até anos, é de valorizar todas as iniciativas criadas de molde a ocupar e integrar os mais ou menos idosos.
As Universidades Sénior são um exemplo (bom) deste tipo de iniciativas integradoras. É, no entanto, desagradável verificar que nem sempre as pessoas evolvidas nestes projectos têm a preparação ou mesmo o perfil adequados para lidar com as especificidades das pessoas pertencentes às faixas etárias mais elevadas. Os mais velhos apresentam personalidades e necessidades próprias. Tal como as crianças devem ser acompanhadas por pessoas com formação específica (educadoras(es) de infância e afins), também o lidar com os séniores deve ser devidamente preparado e acautelado.
Vem isto a propósito de um episódio que se passou comigo. Estando inscrito numa Universidade Sénior, neste caso concreto na Universidade Sénior de Olhão, tive há algum tempo um desaguisado com um professor, devido a divergências de âmbito político. Esta situação surgiu na sequência de uma publicação que fiz num blogue que, apesar dos meus 84 anos, às vezes pesando bastante, faço questão de manter (Velho Luandense). A dada altura escrevi um inocente artigo em que relevava um acontecimento histórico ocorrido em Angola, terra de onde sou natural, com o General Silva Porto (ver AQUI) e em que, de forma subtil, exprimia a minha opinião, relativamente a outros factos da história nacional. Numa aula de Português, na referida Universidade Sénior, solicitei autorização ao respectivo professor, cujo nome opto por omitir, para intervir. Tal foi-me concedido. A minha intenção era pura e simplesmente divulgar o meu blog. Para tal utilizei como exemplo o artigo referido anteriormente e cuja impressão levava comigo. Confesso que a escolha do artigo foi aleatória, foi apenas um acaso o facto de o ter impresso e levado comigo.O professor ao ouvir a leitura do mesmo pareceu entrar em estado de choque. Parece ter enfiado a carapuça num sítio, para ele, doloroso. Como podem verificar não referi nomes. Em histeria, o mencionado docente vociferava "NÃO O QUERO AQUI A FALAR DISSO, VOCÊ NÃO TEM NADA QUE VIR PARA AQUI COM ESSES ASSUNTOS, ....!!!!!". Fiquei surpreendido. Que eu saiba estamos num país livre e democrático onde podemos discutir civilizada e saudavelmente todos os assuntos, os que gostamos e que nos são mais queridos mas também, quando necessário, outros que não nos caem bem. E, sobretudo, respeitando sempre as opiniões alheias. Mais ainda, neste contexto (uma universidade sénior) ter em conta o local e os interlocutores. Agora, voltámos à censura? Ou a democracia só é invocada quando é conveniente?

Apesar de não ter aceite a atitude do professor, voltei, um pouco mais tarde, à referida instituição, que funciona num espaço cedido pela autarquia olhanense. Pois voltou a acontecer algo muito desagradavelmente semelhante. Provavelmente estarei a ser incómodo. Que sensação boa não passar por um velhote ignorado por tudo e por todos!!!
Desta vez numa aula de "Psicologia para a vida" pedi novamente autorização para intervir. Tal foi-me novamente concedido. Quando começava a proferir algumas palavras, que nem sequer chegavam para inferir o assunto de que eu iria tratar, uma senhora, cujo nome mais uma vez omito, que ocupa um cargo de certa importância na instituição sénior em apreço e que estava presente na mesma sala, imediatamente e, aos berros gesticulando, cortou a minha intervenção, qual oficial da censura prévia. Possivelmente receosa de uma intervenção de cariz político contrária às suas cores, entrou, digamos, em pânico!. "NÃO QUERO AQUI QUE FALE EM POLÍTICA!!!!!!", gritou a senhora. Que sensação óptima, não ser a minha presença e intervenção indiferente aos outros!!!
Tal atitude mostrou precipitação e falta de tacto. As pessoas devem aprender, no nosso país, a saber escutar, para depois poder responder de acordo. Sempre com respeito e elevação e não com histerismos e faltas de respeito. O que valeu foi a intervenção do docente, o qual sentindo-se até desautorizado, rapidamente interveio, mandando-a "sossegar" e permitindo que continuasse a minha intervenção. Afinal, tudo o que eu queria era falar um pouco sobre o meu trabalho, mais concretamente sobre uma publicação que fiz no meu blog em homenagem à minha querida mas já falecida esposa. Tal publicação pode ser consultada AQUI. Pude concluir a minha intervenção. No final fui ter com o simpático docente e agradeci-lhe, dizendo que não voltaria, infelizmente, à sua ou a outra qualquer aula da Universidade Sénior. Destaco e elogio, sem reserva, o papel e intervenção do professor em causa, o qual foi respeitoso para comigo, tendo-me apoiado, indo até contra a intervenção extemporânea, diga-se, de uma sua "superior" (?) na hierarquia.
Face a tudo isto a minha família decidiu apresentar reclamações junto da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Olhão. A Câmara demarcou-se rapidamente, alegando que apenas cedia o espaço à junta de freguesia de Olhão. Esta seria, então, a responsável pelo que se passa na supracitada instituição. Ora, não será a câmara responsável, enquanto detentora do espaço, por fiscalizar e averiguar relativamente ao que aí se passa e seja eventualmente denunciado?

Esta é a minha história. Deixei de frequentar a Universidade Sénior. Felizmente não fiquei ao abandono. Tenho família e amigos que me apoiam e ajudam e com quem convivo diariamente. Claro que vou sentir a falta de professores e colegas, mas a minha dignidade está primeiro!!! Haverá outros idosos, a quem possa ocorrer semelhante situação e para quem o convívio numa instituição similar seja todo o contacto que têm com outras pessoas. E esses, se por falta de sensibilidade, impreparação ou simples incompetência de certas pessoas, se sentirem obrigados a abdicar desse direito à sociabilização, esses sim, ficarão ao abandono. E um dia, pode ser que apareçam no noticiário....

--
Armando Baptista

1 comentário:

  1. Em Portugal fala-se muito, fala-se demais, e faz-se pouco. Muito porque há pessoas erradas em certas posições e porque há um défice de democracia (apesar de gostarem de apregoar o contrário) e também de vergonha na cara. Força!!!

    ResponderEliminar