domingo, 6 de maio de 2012

Segredo !... porque não ?...



Silva Porto - Angola.


De visita a uma livraria local, como sou  um Velho ANGOLANO DE PORTUGAL, despertou-me de imediato a atenção a revista que acima se reproduz, exposta em vitrina bem elaborada.

Do seu conteúdo, ressalta a matéria emergente do titulo inserido na capa da referida Revista.

E porque não novos investidores, quer sejam Angolanos, Chineses, ou outros quaisquer, no nosso País ?...


Que sejam  bem-vindos, desde que das suas Aplicações, resulte o Bem-Comum e engrandecimento de  um país,  encantador, à beira mar plantado, que é ... PORTUGAL, que teve filhos que, ao redor do Mundo bem glorificaram a sua Terra, como Camões e seus  patrióticos seguidores.

Por via da  grande expansão de conhecimentos que a Internet  dispõe, possibilitando o acesso a  textos relatando actos heróicos praticados por portugueses em terras do fim do mundo, há um capítulo em que se descreve que a 1 de Abril de 1890 (sob  comando de Paiva Couceiro) o velho explorador, em Angola, no Kuito, num ambiente de pessimismo resultante do ultimatum britânico, SILVA PORTO ,  ferido na sua honra e dignidade, após o fracasso da tentativa de mediação com Dunduma, amortalhou-se na bandeira portuguesa e fez-se explodir com alguns barris de pólvora.

A morte deste General, Silva Porto, que fora um dos rostos da exploração interior africana, gerou uma onda de comoção nacional e o seu funeral foi seguido por uma multidão no Porto.

Este acto de heroísmo, bem podia ter sido "imitado" por quem tenha, na inversa, praticado acções de desprestígio pela sua própria bandeira Nacional...   já de apreciação generalizada!


Tá?...

2 comentários:

  1. Então,Sr,Armando,foi "expulso" da universidade sénior",por causa deste artigo????bem que me lembro de ter estudado este episódio histórico,e ouvir toda a minha familia falar também de "alguém",que tinha espezinhado a bandeira ,,durante o exilio...

    ResponderEliminar
  2. Viva a revolução!!! Ah, grande homem, a si ninguém o cala ;-)

    ResponderEliminar