sábado, 30 de dezembro de 2017

Bafejado pela sorte de ter sido BISAVÔ...

Nasci  em Luanda - Angola - a 12 de Abril de 1928,  no Bungo,  nesta casa, na altura pertença da Marconi,  a cerca de 20 metros do mar, bem perto da Estação de Caminho de Ferro,. que dava ligação a todo o interior de Colónia de Angola.

A casa onde nasci,  Bungo(Luanda)- Na altura propriedade da Marcony.

Meus queridos e saudosos Pais, Maria Helena e Domingos José (ambos já falecidos), quando eu tinha cinco meses de idade, em Luanda, tiraram-me esta fotografia, que, agora, com os meus 90 anos de idade,  provoca-me uma sensação, de tal ordem que dificilmente saberei exteriorizar.



Com o andar dos tempos, fui crescendo e desenvolvido, sob o comando das honestas e honradas  orientações que me ia sendo "instrumentalizadas" pelos meus dignos Tios e sobretudo pela  conduta de vida sã e leal,  que minha querida e saudosa Avó, Helena, me ia dando com as suas exemplares. instruções

Vivi muitos anos na terra onde vim ao Mundo (Angola) e,  quase meio século depois, acabei por vir a viver em Portugal, onde arranjei empregos, em empresas de grande vulto, sempre a contento de ambas as partes,  tendo, por ultimo sido admitido na Actividade Bancária, sempre exercida com  lealdade e dignidade laboral, documentalmente comprovado, e posteriormente transitada para a situação de Reformado Bancário

Hoje em dia, resido na zona Sul Algarvia (Olhão), tendo sempre por  companhia, a doce vigilância, aprumo e  sustentação amorosa  por parte dos Filhos e das quatro Nétinhas, que Deus nos  trouxe ao Mundo,  e, infelizmente, com uma dor que jamais desaparecerá do meu coração, ou seja ,da Mulher que  Mais Amei  na  Vida, Alvarina  Teresa, que,  ao fim de 64 anos de um feliz casamento, partiu, inesperadamente para junto de Deus.



À saída de Igreja de Nossa Senhora do Carmo

O Mandinho ...(Autor)  Foto tirada em Cabinda.

O Armando e o irmão José Duarte (ja falecido)


Bem, agora aqui ficam fotografias tiradas ao Autor deste Blog, Armando, colhidas pelo seu Avô Joaquim do Carmo Ferreira, enquanto residente  quando  ainda era criança em Angola,  que ficam para a posteridade,  e que, agora,  já no final do ano de 2017, se aconselha a ressaltar como  o tempo passa, pois, a despeito da uma vida cortida por bons e maus momentos, ter sido possível, este Armandinho ("Velho do Restelo Grisalho") há bem poucos dias, ter sido elevado à categoria de BISAVÔ...

Há registos  gravados em DVD, e  Blogs  aceca das aventuras e "desventuras" sofridas em várias  países  que por  mim foram visitados,  nos tempos em que, ao acordar, de manhã cedo, ainda se ouviam os galos a cantar ... có.có...ró..co "...  ,

Em África...


Eis o recente, e vaidoso, Bisavô...
Nem parece ter cara de Bisavô...
Família Carmo Ferreira, em festa - Olhão.



O Autor.- Armando José, ainda  distante dos 90 anos.....
Ora bem. Aos 90 anos, as coisas mudam, como do dia para a noite

Após o falecimento da minha querida e saudosa Esposa, Alvarina Teresa, que foi quem mais amei na vida, e que após  um feliz casamento celebrado na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Luanda, há 64 anos, foi chamada à Divina presença de DEUS, onde repousa em Paz e Descanso, é aos cuidados que me são prestados pelas minhas encantadores Netinhas, e queridos Filhos,  que me dispensam o melhor possível para que eu resista â desgostosa solidão e isolamento, consequentes da partida da minha saudosa Dinha, devido aos efeitos da viuvez,... para o Céu

.

Voltemos ao episódio que insuflou a minha  pobre mente, quando me foi prestada a  agradável noticia de, com a minha idade, que não está muito longe da centenária, ter sido confrontado com a agradável  e surpreendente noticia de ter sido abençoado, na nossa honrada Família, à prestigiosa categoria de...

BISAVÔ... 



Que o novo bisneto seja muito feliz, e faço uma crente a Deus para  que  o proteja sempre do mal, e que Nossa Senhora de Fátima Te Proteja, assim como aos teus Felizes Pais. 



 Tá?!...


31 de Dezembro de 2017. DOMINGO.                                           

Termina hoje, à meia- noite, o ano em que fui eleito, como já anunciei, a posição de BISAVÔ, devido ao nascimento do primeiro bisneto que dará continuidade ao crescimento, e desenvolvimento,  de  uma Família que sempre se pautou pela honra, dignidade, fraternidade e respeito, ao longo do  percurso de convivência natural, que nos é imposta pela própria Natureza..

Suponho que,como se apercebe pelas fotos expostas, passar de Avô para a categoria de Bisavô, aos noventa anos, é coisa que me parece não ser muito normal, nos nossos dias, pois, pelo contacto que  venho tendo com pessoas idosas, a média de falecimentos anda entre os setenta e os oitenta e  nove  anos de sobrevivência.

Espero, contudo, que para o ano de 2018,  que se aproxima dentro de poucas horas, este Bisavô, que vos escreve,  irá fazer companhia a que ,  igualou também, se ainda fosse viva, à  categoria de Bisavó, ou seja, â saudosa Esposa, Alvarina  Teresa, que permanece,  hã sete anos, em Paz e Descanso, Eternos,  junto a  Deus, no Céu..

Armando.

Tá?!...

22h00 do dia 02/01/2018


Esta manhã,  sai à rua,   após ter  ligado o  computador, afim de me inteirar  de todos os acontecimentos  relacionados com a passagem do Ano Novo,  pois  sentia-me  tão só,  dado que os meus queridos e mais aconchegados Familiares,  tinham-se   ausentado, temporariamente,, por obrigações laborais,  consequentes dos elevados cargos de que são responsáveis e  orientadores do bom encaminhamento das decisões adequadas.

Relato, agora, um pequeno pormenor, ocorrido após a minha deslocação a certos Estabelecimentos que tinham as suas portas abertas ao Publico, e em que se passou o seguinte:

Ao redor de uma longa mesa, em que se divertiam e entre si discutiam alegremente acontecimentos históricos , das suas vidas, certas Pessoas, já de idade avançada, fizeram-me um sinal, amigável,  convidando-me a  ingressar no prestigioso Grupo, que me surpreendeu, pois a grande maioria dos seus componentes eram Pessoas  que já com mitos cabelos brancos, e com idades avançadas,  trocavam ideias, acerca do que se esperava  poder  vir a suceder ao longo do Novo Ano de 2018...

E a parte curiosa, assenta, agora, no seguinte... À medida que a conversa ia sendo  avançada, entre  todos os Idosos,-  que  me pareceu  ser constituída, num  total.  por cerca de 25 elementos (Velhos e Velhas) chegou o momento da identificação da idades de cada um...

Pois, segundo a sondagem que eu consegui extrair desta reunião,  mais ou menos,  após as respostas ouvidas, conclui que...

Idade compreendidas entre os  70 e 88 anos  ...........  98%
Idade de  90 anos ( ou superior) ...............................    2%.

Em resumo:
Os  únicos, PRESENTES,  JÁ  com a idade de 90 anos... eram só... EU ( O AUTOR  DO BLOG) e  UMA IDOSA que só  chorava.


Fui abraçado  pela maioria, por ter dito   que  já era....             ^


                                                                   BISAVÔ...


Chegámos ao ano  de 2018-   Oxalá dure mais uns dias,  meses ou anos "...   DEUS  decidirá...



Olhão,  05/01/2018.- Sexta-feira -   - Fiz uma oração  a Nossa Senhora de Fátima.  e fui por Ela atendido, pois as dores  que fisicamente estavam a causticar-me.... sumiram-se !. Bendita Seja .

DOMINGO,  07/01/2018.  É mais um dia em que tive  a satisfação de, em casa, pela manhã,  poder assistir à Santa Missa,  emitida por intermédio   da RTP1,  em que rezei pela Alma da minha querida  e saudosa Esposa,  Alvarina Teresa, que repousa eternamente, em Descanso e em  Paz,  há sete anos,  junto e  no conforto da companhia de Deus e de Nossa Senhora de Fátima.


                  Foto  em que apareço acompanhado pelas meus saudosos Pais (já falecidos),  quando ainda eu  era  um  bebé..(. e agora com 90 anos de idade.... Local - Angola)....

Sem comentários:

Enviar um comentário