terça-feira, 3 de outubro de 2017

Os Deuses devem estar loucos...

A vizinha Espanha diz-se um  país democrático onde,  portanto, deve ser o povo a decidir o seu destino por via do voto. Como entender o facto de o Governo Central de Madrid classificar de ilegal a consulta  popular via voto referendável na  Catalunha ?

O que passará pela cabeça de um político quando ordena  à  polícia  que carregue indiscriminadamente sobre a multidão,  impedindo o acesso a um mero voto? Como justifica perante a sua consciência,  quando vai dormir,  tal decisão ?

Algo está muito errado quando um polícia chora porque não conseguiu proteger a população de outros... policias.
O que passará pela cabeça do comissário da Polícia  quando ordena aos seus homens que usem todos os meios para conseguir o fim ? Como  racionaliza internamente tal tomada de decisão,  quando observa os seus homens agredindo homens,  mulheres e adolescentes   como se fossem máquinas de bater sem quaisquer sentimentos ?

O que passará pela cabeça do Polícia de Choque que,  de cassetete em punho, distribui pancadaria em todas as direcções como cego do que está à sua frente ? Quem sabe não terão,  no meio da multidão,  amigos a quem o cacete também  atinge ? Como explicam,  quando à noite chegam a casa,  o que fizeram quando o filho ou a filha perguntam " porque  bateste naquela senhora,  papá ?".

O que passará pela cabeça de um homem  de sessenta anos,  aparentemente sem quaisquer situações violentas anteriores,  quando desata aos  tiros,  matando quase sessenta pessoas e ferindo centenas ?

Loucura ou a mão do diabo ?

Algo de muito forte terá actuado sobre estas pessoas,  tornando-as insensíveis e frias.  Algo que,  mascarando os valores mais elementares do que é o Bem e o Mal, lhes permite executar acções que uma pessoa minimamente razoável  imediatamente consideraria errado e que descartaria de pronto.

O Mundo está louco,  como todos sabemos. Mas parece que está ainda mais louco do que todos pensávamos.  Não sei,  deve ser da água,  ou do vinho, da poluição,  do aquecimento global,  não faço ideia. O que sei é que algo de muito,  mas mesmo muito  estranho  se passa neste nosso berlinde  azul. O que virá  a seguir? Desta vez não vou fazer previsões. Tenho medo de  acertar...

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário