segunda-feira, 14 de agosto de 2017

LIVRO (Continuação) pag. 10.

15 DE AGOSTO - SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO  DA VIRGEM  MARIA  CELEBRADA  EM
                                
                                                     FÁTIMA,

                       Esta estatueta,   de Nossa Senhora de Fátima, esteve  completamente  destruída  durante cerca de 90 anos,  devido a  uma  queda acidental, em Angola.. Foi recentemente reconstruida, aqui em Portugal,( Olhão) ,  por Pessoa  com a capacitada de o fazer.  Foi um milagre...

**********************************************************************************

Este "Velho do Restelo Grisalho" que vos escreve,  completará ,  brevemente,  uma existência de vida, neste Globo Terrestre,   de  90  anos,  e, se Deus quiser, virá a ser   BISAVÕ,  como prémio  oferecido  por  uma das suas  queridas Nétinhas.  Se ainda fosse viva. a minha saudosa Mulher ( Alvarina Teresa, )  viria,  igualmente, a ser  eleita   BISAVÓ...

A saudosa e  muito querida Alvarina, fotografando a sua irmã, Francelina....
***************************************************************************************
 Em Angola, depois  de ter  concluído  o meu   Curso Comercial,    exerci   grande actividade, tralhando , exemplarmente, em Empresas de elevado  Capital, onde  executei  funções de grande responsabilidade,  em matéria  administrativa,  bem   como a  de chefia   contabilística, (documentalmente comprovado),  tendo,   na  data   da independencia de Angola, adoecido  gravemente,  por ter  chegado quase que a uma cegueira.  Tive que socorrer-me, por falta de  médicos, na data,  a tratamentos especializados só  em  hospitais   em  Lisboa.

Fui, pela direcção bancária, na data, ao cuidada  de um Governo de Transição, Dr. Sauídy Mingas,  no Banco Totta-Standard, de Angola em que estava trabalhando,  como Chefe da Contabilidade autorizado  a    deslocar-me  a Portugal, para tratamentos.  Depois  de ter recuperado,  da doença de que fui, inesperadamente  atacado,  tentei regressar a  Angola,,, mas... foi esta a resposta que recebi, do ex-Banco.
                          ( a minha oferta de trabalho não foi aceite ). !...




Isto depois de um profunda actividade laboral   exercida em Angola, durante muitos anos,  sempre com honestidade e comportamentos exemplares, sempre reconhecidos, como aliás comprovam  cartas que me eram dirigidas, em resposta  aos  meus pedidos de despedimento, contendo sempre, todas  elas,  declarações   sobre  minha elevada colaboração,  sempre conduzida com  êxito, honradez,  e competência profissional.  Eis algumas, que ainda mantenho guardadas...









                                                         **********************

 Em  Portugal, tendo , após o "exílio" forçado a que fui submetido, e em consequência da "Exemplar Descolonização", ainda exerci certos cargos laborais em determinadas Empresas, sediada em Lisboa,  Porto e Faro,   sempre a contento dos respectivos Proprietários.  Acabei, devido a desconjunturas  em  certa medida  de índole pessoal, pois  sempre existiram pessoas invejosas, e incompetentes, com quem por vezes  somos obrigados  lidar ....que nos complicam a vida !.....

Fui,  dadas as  condições, posteriores,   de índole  proveniente da situação de saúde,   colocado na situação de Reformado Bancário, com direito a uma  simples   pensão de  reforma,   equivalente ao salário  mínimo   e ao que recebe um Aprendiz da Banca. - nível de Admissão na Banca.  Não aufiro mais nenhuma pensão ou qualquer  outro  rendimento  monetário.

************************************************************************************

                                                    Legislação , parte fotocopiada...





                                                           *****************



Carta que me foi dirigida, pela Segurança Social  ISS,  da qual reproduzo parte do seu texto..

 "Assunto:  Aumento extraordinário de pensões - agosto 2017.

O Orçamento do Estado para 2017 prevê um aumento extraordinário de pensões a partir de agosto, como forma de compensar a perda do poder de compra dos pensionistas entre 2011 e 2015..

O que vai mudar para si  a partir de agosto de 2017 ? 

 A partir de agosto de 2017, o valor total que recebe de pensões será aumentado.  Irá receber um aumento de seis euros em felação ao valor de pensão (ou pensões) que recebia em dezembro de 2016..
Assim  tendo em conta o valor da actualização da sua pensão  (ou pensões) em janeiro de 2017,  a partir de agosto de 2017, passará a receber  da Segurança Social  mais 5,21 euros por mês. "

É com toda a gratidão , e respeito,  que agradeço a cortesia  desta missiva,  subscrita pela Directoria de Seguranças Social do CNP, Exma Senhora Doutora,  Maria Amélia Santos.


Como  frisei  no inicio deste blog, vim de África,  Angola,  na  altura em que se deu a Independência da terra que me viu nascer.- Luanda.

Após várias e turbulentas discussões,  que na data se  reproduziam,  face as dramáticas  injustiças que se praticaram  para com os   chamados  "Retornados", que vieram do Ultramar sem nada daquilo que adquiriram   com o produto do  seu honesto  trabalho, e por um Despacho Ministerial, acabei  por   ser  integrado no quadro de Pessoal  do Banco Pinto & Sotto Mayor,  e posteriormente  REFORMADO    pelo  Banco Português ,  MILLENNIUM  , BCP,    auferindo  o direito a uma pensão de reforma mínima  no sector bancário..  E é a única pensão de que sobrevivo,   após  tanto trabalho,  honesto e produtivo,  que exerci durante anos, e anos,  enquanto tive saúde e talento ....

Mas... ( há sempre um "mas" a escangalhar as coisas boas....  Então  a subida de 1 €  ( um euro)  a um pensionista Sénior é justiça, ou humilhação ?1...


 E se ainda fosse vivo,  até Salazar se  ria de tanta  nobreza...

                                   Que Nossa Senhora nos proteja no que considero ser  um insulto...


E com franqueza....


                           Perdõem-me   a  sinceridade, mas considero uma "ofensa"   o pagamento de  1 € ( um euro)   de  aumento  a uma pensão,   a um Velho  Pensionista,  que  colaborou , com honra e dignidade, com  a sua própria  existência ,  trabalhando   pelo  esplendor , e progresso, da Pátria Portuguesa.



..
(continua).












Sem comentários:

Enviar um comentário