sábado, 24 de junho de 2017

Mais uma história da carochinha...

Há quem diga que o poder corrompe e,  ainda mais,  que o poder absoluto corrompe absolutamente. Não será também esse o caso,  pelo menos que saiba, mas pode haver  algo debaixo da camada superficial democrática que esconda  pequenos  ou grandes poderes,  capazes das maiores diabruras.

Vem tudo isto a propósito do tema corrupção.  Não há maior cancro numa sociedade do que  a corrupção,  geradora de injustiças,  promotora de desigualdades,  em prol de de poderes obscuros e que minam a sociedade no seu todo,  conduzindo à inevitável desintegração. E porquê corrupção ?

Chegou-me aos ouvidos uma história,  relatada  por quem presenciou pessoalmente e no local ocorrido,  história essa que relata a existência de corrupção activa e passiva em serviços públicos. Reza a história que elementos de um serviço camarário, portanto público,  de uma qualquer Câmara deste nosso Portugal, andarão,  descarada e publicamente,  a realizar serviços por conta própria,  durante o horário de expediente, utilizando recursos públicos  e equipamentos pertencentes à Edilidade e,  por consequência,  a todos os Portugueses. Acredito  que não seja caso único e só imagino a dimensão real do problema,  que iria surpreender muito boa gente  que acredita que os tempos da grande corrupção e do "chico espertismo" são coisas do passado.

Curiosamente, outra história engraçadíssima chegou aos meus cansados ouvidos. Aparentemente uma aluna do  12º ano,  seguramente não muito inteligente,  terá ido para a Internet propagandear as  questões que iriam sair no exame nacional de português. Como poderão verificar na gravação abaixo, a menina revelava o conteúdo da prova,  o qual teria sido transmitido por  uma explicadora,  a qual teria tido acesso à mesma informação,  a qual certamente terá divulgado  em anos anteriores.



São estes apenas dois casos. Num País onde o mérito é cada vez mais desvalorizado  e onde,  por muito que nos queiram fazer crer o contrário,  os ricos e poderosos  estão cada vez mais ricos e poderosos,  deixo a pergunta:

Onde é que isto vai parar ?

Para um  Velho Reformado da Banca,  onde exerceu sempre com honestidade e lisura, documentalmente comprovadas,  o que lhe valeu,  a titulo de recompensa,  a Reforma Mínima do sector, é isto mais uma prova de que,  provavelmente,  afinal,  o crime  até compensa...

Tá?!... 

Sem comentários:

Enviar um comentário