sexta-feira, 24 de março de 2017

Já me senti afectado, em momentos, com esta publicação

                                              Título de uma  publicação na Internet, Postal...

             Estigma afasta idosos do tratamento da depressão.

Estou a caminho dos noventa anos de idade (90),  e por andar "cansado" da vida,  despertou-me a atenção, este artigo, que me  inspirou vir tomar a iniciativa de o reproduzir, na expectativa, de, quem o ler, poder  sentir-se, igualmente "perturbado "se  tiver também na escadaria que o  há de levar ao "eterno  descanso"...

Reproduzo,  em "foto-montagem", esta programação que vem inserida na Net..


Ora diz o artigo acima publicado, o seguinte, de que vou extraindo, a parte textual  que mais me sensibilizou...

..." A depressão é uma doença mental que afecta mais de 350 milhões de pessoas.  Resulta de uma interacção  complexa de factores sociais,  psicológicos e biológicos.

e agora,  ressalto o seguinte:

"Quando não é diagnosticada a tempo e não se tomam as medidas necessárias para o seu tratamento, esta doença  pode ter consequências graves e levar a uma desfecho fatal ... o
                                                              (suicídio) .
 
Esta doença  envolve episódios depressivos,  recorrentes, perda de apetite, falta de  interesse, energia e motivação para  fazer actividades sociais, ansiedade, perturbações frequentes do sono, sintomas de culpa e baixa auto-estima.

Incluo.me na população mais Sénior, sujeito, portanto a todos os programas que acima são especificados, e definidos. Inclusivamente, já cheguei a ter momentos, instantâneos, que me perpassaram  pela mente, em casos muito especiais, em que me senti impulsionado, a atirar-me  do topo da Torre Eiffel (e sem para-quedas), para baixo,   onde circulam os luxuosos automóveis, na estrada. ( ahahh ! gargalhadas)

Considero este assunto de vital importância, pois ninguém está  livre   de, quando surgem situações de "calamidade", como recurso, tentar o suicídio, afim de se  livrar do empobrecimento recorrente  na mente, em actos  causticantes...

 
Estima da depressão nos idosos...

Tá?!...

2 comentários:

  1. Viva os seus dias como se cada um fosse o último, aproveite, pois, este milagre que é a vida e pense que, apesar dos problemas de saúde que possa ter, há quem esteja bem pior... Abraço

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela sua solidariedade e compreensão do que se sofre quando se é maltratado.

    ResponderEliminar