domingo, 31 de janeiro de 2016

Palavras... leva-as o vento. !



                                                     Pensem bem e meditem...

Publiquei, há anos, esta legenda, agora reproduzida na Internet.

E se surgir então o petróleo, como perspectivado, digam lá se este "Velho do Restelo Grisalho", tem ou não certa razão no que diz... mesmo perto dos noventa anos ?...

Tá?!...

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Afinal a esquerda também faz falta...


A Direita ferida, socorre-se agora da Esquerda para as funcionalidades do dia-a-dia...


Vida longa e próspera...

Sempre me habituei a escrever e tudo fazer sempre com a mão direita, embora isso não represente qualquer tipo de partidarismo...

Ontem, porém, por qualquer razão estranha, o meu indicador da palma da mão direita com o qual me tenho servido para martelar as letras do teclado que origina os meus blogs, sofreu um acidente, que me obriga, agora, a usar a mão esquerda para todo o serviço... literário e doméstico !

Bem, por via deste evento de saúde, de origem desconhecida, vi-me obrigado a recorrer aos serviços da cidade de Olhão. Assim, desloquei-me ao Centro de Saúde local, agora conhecido por Unidade de Saúde Familiar (USF, Extensão Mirante), onde fui agradavelmente surpreendido pelo excelente atendimento, atencioso e afável, que me deixou logo mais calmo, relativamente aos meus receios de saúde. O médico que me atendeu, um clínico de origem espanhola, bem como todo o pessoal de enfermagem, foram de uma atenção sem limites. A todos, o meu muito obrigado, pela atenção e pela paciência. Para já, posso ainda acrescentar, o tratamento parece estar a resultar em pleno, uma vez que já não tenho dores, apesar de ainda estar imobilizado para evitar o agravamento da lesão. De certeza que, se depender da delicadeza do pessoal que trabalha e cuida da Saúde dos Olhanenses, tudo se irá resolver pelo melhor, a muito breve prazo.

MUITO OBRIGADO, UM BEM HAJA PARA TODOS VÓS !!!






Ora isto causa-me agora uma estrondosa dificuldade em "arrumar a casa", pois tem-me sucedido, que após o trabalhinho bloguista ter chegado ao fim, em vez de carregar na tecla certa, para publicação,   o dedinho, empurrado para essa finalidade, acaba por recair onde não devia, resultando daí total desaparecimento da obra literária finalizada.

Esta será a quinta vez que procuro refazer o meu blog "esquerdista", e antes que apague tudo de novo, vou ficando por aqui, antes que a bola não acerte na baliza certa...

Coisas da vida... Quando a Direita precisar do apoio da Esquerda ( ou vice-versa) haveria então muito que contar, e a música seria outra... (ahahahahahah)...

Tá?!...

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

A essencial semente da vida...a "sopinha" da fraternidade!.

Como tenho dito em blogs anteriores, a minha permanência (provavelmente eterna), em Portugal, deveu-se a circunstâncias que a "exemplar  descolonização" causticou, muito boa gente, como no meu caso, em particular, que me vi forçado a um inesperado "exilio", e que, mesmo quase às portas da morte, só em Lisboa, à última hora, fui aliviado de tormentosas situações, em matéria de saúde, graças àa intervenção de dedicados  médicos, inexistentes àa data, em Luanda, terra onde nasci e sempre trabalhei digna e competentemente (documentalmente comprovado).

Já em Portugal, depois de curado, ainda cheguei a exercer actividades contabilísticas e bancárias,  culminando com uma situação de Reforma, no sector Bancário, com direito a uma pensão equivalente ao nível de admissão na Banca (como um simples aprendiz).

Tive um longo percurso, na actividade laboral, após a vinda de Angola, com inicio em  Lisboa,  seguidamente no Porto, e, finalmente,  nesta zona Algarvia  (Faro, Vila Real de Santo António, e finalmente em Olhão, onde  fiquei a residir).

Toda esta minha prosa  vem inspirada pelo seguinte motivo: Sempre me dei muito bem com  todo  o Pessoal, mas, enquanto vivi na cidade do Porto, fui sempre alvo de grandes amizades e, confesso, achei o Nortenho (do Porto) extremamente bondoso, atencioso e muito fraterno, verdadeiros Amigos do Coração...

Lá deixei Familiares, incluindo o meu Filho (Álvaro) que casara com uma encantadora Nortenha, a quem passei a tratar, carinhosamente, por Kikas.

Sucede que esta minha Nora (Kikas) cozinhava muito bem, à moda do Porto, e os seus cozinhados enchiam-me as medidas.

Aconteceu, que hoje, fui surpreendido, com uma oferta, que  me fez quase que vir as lágrimas aos olhos, transportada pela única Filha do casal, a linda Mariana, que foi  transferida do seu anterior local de Trabalho em Lisboa, para a cidade de Faro. E querem saber qual foi a preciosa oferta que me  agradou, e me encheu as medidas saudosistas?

Uma agradável  sopinha com legumes, à moda do  Porto...



Tá?!...

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

O fabuloso destino do Professor Marcelo Rebelo de Sousa.

Tal como previsto o professor Martelo,  digo,  Marcelo, lá foi eleito Presidente da República. Após uma campanha eleitoral muito pobre,  em que se discutiu os defeitos de personalidade do que as propostas e as ideias,  quase em jeito de prémio carreira, o político/académico/comentador vai ocupar o cargo mais politicamente inútil da República Portuguesa.   Sejamos sinceros,  apesar de durante a tal campanha os candidatos andarem a prometer mundos e fundos,  a verdade é que no  sistema político português o Presidente pouco pode fazer.

Para além de deter o poder de vetar e pedir a fiscalização constitucional de Leis,  o que na prática geralmente se traduz num simples adiar do inevitável,  o Presidente  nada pode decidir. É quase um elemento decorativo.
Dizem que serve de fiel da balança política mas também dizem,  quando as opiniões e posições não coincidem,   um irritante  "emplastro",  um empata. Isto de agradar a gregos e a troianos não é nada fácil...

Enfim,  pode ser que,  dando seguimento às suas aparições televisivas a que nos habituou,  tenhamos um Presidente que,  no final dos seus discursos à Nação,  aproveita para recomendar uns quantos livros. Pode ser que faça aumentar os proveitos da indústria livreira,  enquanto contribui para o aumento da cultura nacional.

Tá?!...

domingo, 24 de janeiro de 2016

Eleições Presidenciais Portuguesas de 2016 (ponto final)...

DOMINGO - 24 DE JANEIRO DE 2016... Dou início a este blog, às 10h05, numa manhã um pouco chuvosa,  nesta cidade pachorrenta  de Olhão, preparando-me para me deslocar ao local onde irei colocar  na urna própria de recolha dos boletins de voto, pelo que vou suspender este blog, (temporariamente) e finalizá-lo no momento em que deverão ser anunciados os resultados da votação, que, presumo, venha a ser já à noitinha...

No entanto, antes de reiniciar (finalizando-o adicionalmente) o presente blog, (provavelmente daqui a muitas hora), e como estamos no início da manhã, vou ligar a TV (RTP1) a fim de ouvir e acompanhar a transmissão da Missa Domingueira, suavizando, deste modo, o vazio que o silêncio e a solidão   me torturam, devido ao falecimento da minha saudosa e Santa Esposa (Alvarina Teresa), há cinco anos, com quem me casei há sessenta anos, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Luanda (Angola).

No entanto,  antes do  projectado reinicio (adicional) deste blog, desejo acrescentar a seguinte curiosidade, ocorrida  numa noite anterior. Num dos meus blogs, previamente publicados, e sem que isso possa vir a ter alguma definição na escolha partidária, e não pretendendo reflectir a tendência do eleitorado - e a titulo de simples brincadeira - e muito antes de ter sido anunciado pelas televisões,  fiz uma alusão brincalhona, prevendo que o Sr.Dr, Marcelo Rebelo de Sousa iria recolher a maior percentagem de votos, o que veio a ser verificado, segundo as  sondagens que as equipes técnicas iam anunciando. É o que foi  anunciado, segundo as sondagens transmitidas...
Agora, vamos ver o que vem aí... lá para  o fim da tardinha..

========================================================================

Decorridas muitas horas para além do  texto  acima referenciado, cá estou atento aos resultados que foram apurados  relativamente ao acto eleitoral que findou as 19h00, portanto já a noitinha. No momento que escrevo estas linhas, são precisamente 21h30 (portanto nove horas e trinta minutos), e, a despeito da minha fragilidade em questão de saúde (já são perto de  90 anos,,,) lá fui conseguindo captar algumas imagens que as televisões vão emitindo relativamente a esta delicada questão das eleições presidenciais. Contudo, para efeitos de índole medicinal, os meus respeitosos médicos  tem-me recomendado uma larga ingestão de medicamentos, entre os quais, há um certo comprimindo que, após ser ingerido, provoca.-me uma tal "sonolència", e inquietude, que me obriga a recolher ao leito, o mais cedo possível, decorrido pouco tempo depois de o ter engolido t.

Seguem-se, assim algumas imagens que me deram a conhecer a contabilização resultante da vantagem dos votos obtidos, por parte do Exmo Senhor Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, que, certamente o levará a ocupar a cadeira destinada ao futuro Presidente da República Portuguesa.

A confirmação desta minha convicção,  tê-la-ei, amanhã, ao nascer do dia, quando vier abrir este meu computador, que me há de pôr  ao corrente de tão esperada e feliz notícia.

Eis as fotos  colhidas da TV:
























Bem vinda a esperada Boa Noticia -  Boa noite.

                                                       URGENTE  -  ÚLTIMA HORA


VIVA   MARCELO  !....

Tá?!...

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Pacificamente, um voto em prol dos que merecem um bem estar na vida

Afinal, mesmo tendo sido imaginado com o sentido de singela "brincadeira", embora o assunto seja de uma seriedade extremamente importante, que muito respeito, num  dos meus últimos trabalhinhos bloguistas lancei, inspirado no bem comum, um inocente desafio aos dez candidatos à Presidência da República que se propõem consolidar a Paz, o Sossego e o Bem Estar a toda a População Trabalhadora e Digna, que opera neste encantador País, à Beira Mar  Plantado... PORTUGAL

Tenho acompanhado, pela TV, as manifestações populares em que os (e as) respeitáveis Candidato(a)s são carinhosamente apoiados, com "beijocas", abraços,  muita  afeição, e  patriotismo partidário.

Como disse, e mesmo que possa ter provocado algumas  "gargalhadas", prometi "apoio", na qualidade de simples  votante, ao Candidato (ou Candidata) em que eu tenha apercebido, de que, numa das suas manifestações, tenha feito alguma referência pessoal, à publicação dos meus blogs, na Internet.

Até ao momento em que estou "manipulando" este blog, nenhuma informação me foi prestada dando conta de que alguém tivesse notado alguma "alusão" ao que tenho vindo a publicar, na área dos blogs, na Net, pelo o que fico entristecido pela indiferença manifestada, quanto ao "congelamento" do que pretendo atingir: boas intenções e excelente  disposição para que tudo decorra num ambiente, em que cada um manifeste solidariedade, alegria e respeito pelo próximo.

Quanto ao dia do meu voto, este .irá cair  naquele Candidato que comunga os meus sãos princípios, a que sempre me habituei... QUE NUNCA FALTE O PÃO NOSSO DE CADA DIA, À MESA DE UM BOM CHEFE DE FAMÍLIA E QUE A UM  RISONHO BEBÉ, JAMAIS LHE  FALTE TAMBÉM, UM BIBERON DE LEITE...

Tá'!..

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Eleições Presidenciais (última publicação)...

Tenho vindo a acompanhar a movimentação popular em que os Dignos (e Dignas) compatriotas  que se candidatam   às próximas  eleições Presidenciais , em que  estão envolvidos,  e  em que os repórteres, com as suas câmaras e máquinas de filmar, os perseguem, a fim de colherem imagens que, de seguida, as televisões emitem, cujas reportagens considero excelentes.

Também noutros tempos, embora não  tenha sido um profissional em jornalismos, pois sempre fui um dedicado e honesto trabalhador na actividade bancária, sempre tive a "paixão" de filmar "tudo e todos" que se relacionasse com manifestações públicas, inaugurações, festejos, enfim, tudo o que envolvesse festejos ou comemorações de qualquer tipo, relacionados com o desenrolar natural da vida.
Hoje, já velhote, para passar o tempo, faço alguns "trabalhinhos bloguistas ", que publico na Net, como por exemplo, algumas páginas que tenho vindo a dedicar ao movimento que se opera ao redor das referidas candidaturas presidenciais.

A título de  singela e "inocente" brincadeira, até já  mencionei um pequeno "aviso" de que votaria na Entidade que tenha, nos seus discursos  públicos feito alguma alusão aos meus "arriscados blogs".. (ahahahahah)!...Mas, não sei porquê, mesmo assim, pressinto uma  percentagem vantajosa a favor   do Sr. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa...  Coisas inexplicáveis, que assolam à mente  deste Velho do Restelo Grisalho....

Para que se possa avaliar o que já tenho feito em matéria de recolha de "futuras recordações e lembranças" que a vida me proporcionou, pelo menos até esta altura, em que  os noventa anos me baterão à porta (se Deus quiser), aqui vai uma ligeira demonstração do que já tenho arquivado, e que  será delegado aos meus queridos Descendentes...







Do Amigo 

"Velho do Restelo Grisalho"

Olhão

Tá?!...

" ... DEUS, PÁTRIA E FAMÍLIA "...

Quando ontem assistia às exéquias fúnebres  do Dr. Almeida Santos não pude de me deixar de surpreender com o facto de as cerimónias não incluírem uma componente  religiosa católica,  como é hábito no nosso País,  onde a população professa,   na sua grande maioria a religião católica apostólica romana.  Ainda para mais,  sendo o falecido uma figura pública,  mais estranho me pareceu a ausência das actividades religiosas conducentes à preparação da alma para a passagem até ao outro mundo, para junto de Deus, protector de toda a humanidade.

Sempre pensei  que uma figura como a do Dr. Almeida Santos viesse a ser alvo de uma homenagem religiosa,  adequada a todos os grandes homens e mulheres. Parece  ter toda a lógica  num País,  a República Portuguesa,  onde os católicos se aglomeram aos milhares nos lugares santos,  fazendo peregrinações e sacrifícios  em nome de Deus.

Seria,  para mim,  incompreensível ter um presidente que não fosse católico,  que professasse outra religião que não aquela dos cidadãos sob seu governo. Como poderia  este presidente,  defensor de maneiras de pensar totalmente antagónicas à realidade de Portugal,  proteger e cuidar os cidadãos ao seu cuidado ? Não correríamos o risco de favorecer os interesses da sua filosofia religiosa,  em  prejuízo da maioria da população ?

Fui educado com base num ensinamento  de respeito  e amor pelo próximo,  baseado na filosofia cristã, cujo lema "DEUS, PÁTRIA E FAMÍLIA", moldou toda a minha vida, resultando numa conduta de elevado respeito e educação, concretizados numa conduta de honestidade irrevogável. Acredito, pois,  que tais ideais deveriam continuar a ser cultivados e nutridos,  em nome de uma sociedade justa  e solidária. Por isso,  quando vejo figuras públicas  renegarem estes princípios fico triste, receoso de que valores como a honestidade,  bondade e solidariedade se possam perder definitivamente.

Esperemos que assim não seja,

                                                       ... " Velho do Restelo Grisalho"....

                                                                        Olhão.

Tá?!...

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Assembleia do Povo ou Assembleia dos Deputados ?

No próximo Domingo irão acontecer  as Eleições Presidenciais. Com dez Candidatos,  todos diferentes mas todos iguais na sua incapacidade para explicar aos portugueses aquilo que poderão realmente fazer quando forem,  eventualmente,  eleitos,  ainda não sei em quem irei votar ou sequer se me irei dar ao trabalho de sair do  quentinho do lar para o desconforto da rua  apenas para fazer uma cruz num papel. Decidi,  entretanto,  que darei o meu voto ao Candidato que,  nalgum dos seus discursos fizer referência aos meus blogs.  Meus Senhores,  estejam atentos,  todos os votos contam e por um voto se ganha e por um voto se perde.

Ontem,  na RTP 1,  pude assistir ao debate entre os dez candidatos,  ou melhor,  entre nove desses dez candidatos,  uma vez que a Doutora Maria de Belém,  não esteve presente por via da morte de Almeida Santos,  militante histórico do PS e seu apoiante. Cada um sabe de si, mas na minha opinião de humilde comentador ignorante destas coisas da política, esta ausência terá sido um verdadeiro  tiro no pé,  uma vez que a Doutora Maria de Belém não teve oportunidade de apresentar a sua defesa  quanto ao assunto do dia e no qual,  na qualidade de signatária do pedido de revisão constitucional,  foi visada:  A declaração da inconstitucionalidade da suspensão da subvenção vitalícia dos Deputados da Assembleia da  República.

Com efeito, Deputados que auferem rendimentos mensais superiores a dois mil Euros, no exercício da sua profissão e que tinham visto a subvenção vitalícia suspensa desde 2014,  a qual pode ascender a quase três mil Euros,  irão agora receber as verbas que não  lhes foram pagas,  com todos os retroactivos,  o que implicará para o Estado  um aumento da despesa  anual na ordem dos dez milhões de  Euros.

Tudo isto pode até ser legal,  mas numa altura em que a austeridade é a palavra do dia,  em que os  cortes nos salários e pensões são  uma realidade, torna-se difícil aceitar,  para o cidadão comum, este tipo  de mordomias. Nem tudo o que é previsto na Lei,  é aceitável do ponto de vista ético ou moral. Deviam ter vergonha ! Veja-se o caso do Deputado mais  novo que ao fim de apenas doze  anos na Assembleia poderá,  com trinta e quatro anos,  sair com uma prenda de dois mil euros todos os meses. Quem duvidar é  só clicar nos links acima.

Tenham juízo,  já têm idade para isso...
                                                              ass.) ..."Velho do Restelo Grisalho" (Perto dos 90 anos).
                                                                                                   Olhão.

Tá?!...


segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Eleições presidenciais portuguesas de 2016 - ponto da situação

Meu Deus... o que li hoje, no facebook, comentaristas expondo suas ideias, e queixumes, de um modo geral "envinagrados" acerca das transformações que  o nível de vida sofreu, no... ANTES E DEPOIS.... Então, num capítulo a que se referia a  próxima celebração da  então Ponte Salazar, foi incrível  o numero dos que não conseguiram integrar-se nas mudanças das novas e modernizadas leis sofridas após a sua inauguração. Um descontentamento, generalizado, acerca das  recentes nomeações,  relativamente ao futuro estado governativo em que assentará a nova vivência a que o País e o Povo, consequentemente, ficará submetido.

Estamos, actualmente, na presença de uma Campanha Eleitoral que decorre entre os dias 10 e 22 de Janeiro de 2016, Eleições Presidenciais Portuguesas de 2016.

Vou agora certamente cometer um absurdo  disparate, mas é com uma das melhores intenções que me proponho vir "chatear" os meus respeitáveis Leitores do meu bloguismo, com a seguinte "conversa":-

Noutros tempos que já lá vão, mercê do colapso que a "exemplar descolonização" provocou a milhares de bons portugueses, tanto nascidos em Portugal, como em Angola, fui afectado, como muitos outros, por graves  acontecimentos, muitos deles quase que "prenunciavam" a morte, numa fase bastante difícil, pois tinha Família a sustentar (Mulher e Filhos), recorri, por todos os meios, ao meu alcance, aos  representantes de todos os Partidos (na data) da Assembleia da República, solicitando alguma intervenção "socorrista", que me possibilitasse ultrapassar as graves dificuldades a que estava sujeito.
Pois a única Entidade que teve a gentileza de atender o  meu "SOS", foi o Senhor Dr. Paulo Portas, em carta pessoal, que me dirigiu, e que me ajudou a solucionar, em parte, o grave  problema do qual eu estava sendo vítima.

Presentemente, para afugentar a dor, solidão e isolamento, consequente da partida para o Céu, da minha saudosa Esposa, após um enlace matrimonial celebrado em Luanda, há sessenta anos, tenho dedicado o meu tempo em programações, via Internet, entre as quais, ultimamente, venho relatando excertos da minha vida, que, tem merecido muitas visualizações por parte dos meus estimados (e estimadas) Dignas   Leitor(as,) dos meus singelos blogs.

Alimento a esperança agora, tal como sucedeu no caso com o Dr. Paulo Portas, que de entre os  dez Dignos e actuais  Respeitáveis Candidatos à Assembleia da República, à semelhança do que se passara com o Sr. Dr. Paulo Portas,  haja, presentemente, quem tenha tido a oportunidade  que lhe facultasse a leitura de um dos meus blogs acima referidos, e pronunciar-se sobre os mesmos.


Mapa recente demonstrativo do numero de visualizações, no preciso  momento. em que escrevo.



Tá?!...

domingo, 17 de janeiro de 2016

E Deus não dorme.!..A felicidade pode não estar longe...

Estava repousando no meu simples escritório, onde passei a permanecer a maior parte do tempo, após o falecimento da minha saudosa e santa  Mulher, (Alvarina Teresa) quando fui alertado pelo som do dispositivo que anuncia estar alguém aguardando que lhe abra a porta da rua, o que fiz, logo que reconheci ser Pessoa de extrema confiança, que me disse  querer fazer-me uma simples visita.

Aberta  a porta de casa... de braços abertos, com extrema alegria e surpreendente surpresa, acolhi a encantadora Pessoa, que me fez imediata entrega de um pacote recheado de belos docinhos, que me disse ser portadora de uma prenda que lhe fora confiada por Pessoa Amiga, residente em Joanesburgo, na África do Sul, a fim de me ser entregue, pessoalmente. A encantadora Senhora, portadora de tal missivao, logo a  entrada, transmitiu-me que vinha encarregue de uma missão, que lhe fora confiada pela  nossa comum Amiga, que reside há anos em Joanesburgo, África do Sul, que em tempos eu fora  chefe dela, quando exercíamos funções no mesmo Banco, Banco Totta-Standard de Angola, na altura da independência de Angola. Seu nome...

GABY KNAUF

Note-se que, na realidade,  trabalhámos em Angola, durante longo tempo, e que após a "exemplar   descolonização", cada um de nós, seguiu por caminhos diferentes.... Eu para a Europa e a Gaby para  a África do Sul....  

Bem haja, grande Gaby, e um agradecimento à Internet, porque foi devido  à Net - via facebook - que descobrimos que ambos ainda lutamos pela Vida  e pelos que amamos. Good bye...

 Um abraço do ex-colega bancário, Armando Baptista.

sábado, 16 de janeiro de 2016

"Eleições presidenciais portuguesas de 2016", tomo III

 ..."fala um " Velho do Restelo Grisalho"  (Complemento).

Com este é o terceiro blog que assenta num "problema" vivido num distante passado, em território Angolano, o qual tem merecido imensas visitas, por parte dos meus distintos comentaristas "facebookianos", a quem continuo a apresentar as minhas cordiais saudações e felicitações num futuro que se prevê repleto de satisfatórias emoções.

O problema em questão refere-se a um "causticante "período que  antecedeu a data da independência de Angola, em que se perspectivava um difícil período de sustentação de empregos, entre os quais se incluíam os dignos Trabalhadores Bancários que se viram "abandonados" pelas Entidades Governativas, que tinham a obrigação de os ter protegido.

Historiei, um pouco, nos blogs anteriores a "odisseia" a que tiveram que ser submetidos, para poderem sobreviver dignamente, e, aproveitando a maré como é costume dizer-se), venho de novo relatar um pormenor,  relativamente ao meu passado laboral, certamente despercebido,  que se espelha no seguinte:

Momentos antes da minha partida com destino a Lisboa, por razões de saúde, submetiàa Direcção do Banco Totta-Standard de Angola, ainda existente na altura, um pedido de licença, para fins de tratamento na Metrópole, mas nunca submeti qualquer pedido de demissão. Foi-me autorizada a deslocação nos termos inserido na carta que me foi dirigida (aqui exposta), e, suportado por mim, paguei na TAP um bilhete de passagem de ida e volta, o qual só veio a ser utilizado somente na ida..

No meio de tanta  trapalhada,  fui considerado injustamente como demissionário da actividade laboral no Banco em que me encontrava ligado, em Angola, o que nunca veio a ser corrigido, pois o Banco deixara entretanto  de existir...

Eis a comprovativa documentação:








Nota adicional, de última hora:

Para se comprovar o que na realidade se passou, de seguida, relativamente à causa que motivou a supra correspondência trocada, na altura, entre o signatário e um membro da nova Direcção do hoje extinto Banco Totta-Standard de Angola, e para que não me acusem de ser mentiroso, eis uma foto do documento original, comprovativo da minha urgente necessidade de  me manter em Lisboa para efeitos da cura da doença  de que fui afectado, nos momentos em que se realizavam as negociações políticas, que conduziram à "exemplar descolonização".




 Tá?!...

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Eleições presidenciais portuguesas de 2016, segunda parte...

                                            ... fala um "Velho do Restelo Grisalho"...

 Amigos e respeitáveis Leitores,  e também queridas  Leitoras,  dos meus singelos  trabalhos bloguistas,  a quem desejo as maiores felicidades,  e que Deus lhes proporcione o melhor bem estar na vida...e muita saúde !

Vem este blog a proposito do seguinte::

No meu blog de segunda-feira, 11 de Janeiro, sob o mesmo titulo, tive a ousadia , e o atrevimento, de  inserir uma foto-montagem relativa a uma documentação que a  minha Entidade Bancária, Millennium BCP,  mensalmente me envia, constando o Descritivo de Pensões a que tive direito, após uma "grande batalha" que foi desenvolvida, sobre esta  matéria, com as Entidades Intervenientes,  que acabarem por decidir  pelo prisma que melhor entenderam, mas... conotado , no final, com determinadas implicações, que entendi  terem sido injustas,  e que  pouco me  beneficiaram..

Foi o resultado que a  "exemplar descolonização", acabou por  afectar muito boa gente honesta e trabalhadora, que se viu confrontada com um "exercito" que forçosamente foi o progenitor de um forçado "exílio" recaído  sobre os   inocentes  que em Angola. muito deram do melhor de si, quanto ao  seu crescimento e  desenvolvimento

O documento  que acima me referi, foi o seguinte:


Conforme comprova certa documentação em meu poder, tive uma larga, (e longa),  actividade laboral em Angola,  tanto em empresas Nacionais e Estrangeiras, sempre exemplarmente cumprida e honestamente conduzida, sob minha chefia contabilística, das quais nada recebo, como seria mera compensação do trabalho, que durante muitos anos foi  ali  exercido, reconhecidamente, com muita dignidade e êxito..

Aconteceu, todavia, que. por motivos de força maior,  foi em Portugal que a minha saúde foi restaurada, (através de meios clínicos) e por cá fiquei, após a Independência de Angola.  Consequência de  reuniões e   acções organizadas por  Trabalhares Bancários,  o Sr. Primeiro  Ministro, Salgado Zenha, na altura,  ordenou um despacho parra que fossem aceites,nos quadros bancários,   na medida do possível,  todos os que tinha vindo do Ultramar  que tivessem   experiência  na actividade bancária.  Foi assim, que fui aceite num  distinto Banco,  em Lisboa, mas como... simples aprendiz.

A despeito da prova que  apresentara, pela qual se  via  que na hierarquia bancária,  em Angola, eu estava no topo do vértice superior da pirâmide, na Letra "A",  a minha admissão em Lisboa,  foi para o nivel " 6" ( talvez equivalente a letra "J"/"L"), e, quando enquadrado na situação de reforma,- na actividade  bancária- passei a auferir  a   pensão de reforma  mínima dos mínimos  ,  nível  "3" que  é   regulado pelos Estatutos entretanto  acordados.

Aqui vão expostas algumas cópias comprovativas do  que acima faço referência.












Uma vez mais peço me desculpem esta insistência de pretender  comprovar parte  do que está descrito, mas, faço-o em obediência a certos pedidos que me foram dirigidos, por parte de Pessoas Amigas, interessadas no assunto

NOTA..

A titulo de simples informação, informo que a minha  inesperada , e casual,  separação  com  o extinto Banco Totta-Standard de Angola, nunca foi baseada em nenhum pedido meu  de demissão, mas tão somente derivada por uma  inesperada grave  doença  que me atacou à ultima da hora, pouco tempo antes da independência, que me levou a ser transportado, urgentemente,  por avião até Lisboa, cujo bilhete de passagem tive que pagar, ( que o mantenho ainda),  pois incluía a viagem de ida e volta, Luanda/Lisboa/Luanda.. Nunca mais regressei à minha Terra Natal, pois tudo quanto lá deixei, na minha residência habitual,  fora totalmente  destruído, após  a data  da independência,  nem sei quem fora o autor, ou autores. de tal acto destrutivo. O tempo ainda não ceifou esta "frágiL" memória...

Tá?!....