sábado, 28 de fevereiro de 2015

Recordar Luanda...

 Luanda... a Terra que me  viu nascer... em 1928 !...

Liceu Nacional Salvador Correia - Luanda .  Alunos saindo das aulas...
Um ilustre  Professor de Direito,  já idoso,  diz ter ficado muito impressionado, com o elevado numero  de vezes que tenho vindo a publicar ,  nos meus blogs,  artigos sobre Angola.,   Pela via informática,  lá  lhe satisfiz  o pedido da contacto para obtenção de dados pessoais, que resultou, tempos depois,  na oferta  que me fez ,  de uma prenda que me enviou , e  que muito me agradou.  A prenda consistia na 2ª Edição da Obra Literária da jornalista Leonor Figueiredo,  titulada  "Ficheiros Secretos da Descolonização de Angola"

Não será de admirar, que, agora em Portugal,  para onde  acabei  de  "cair de paraquedas",  por motivos de uma  repentina e grave doença que me afectou,  antes da "exemplar descolonização". que me impediu,depois,  o regresso a Angola,  como  fora, préviamente, projectado. Mantenho, guardado, como  triste recordação, o bilhete de passagem, que paguei aos  balcões  da TAP, na data, com o percurso  de ida e volta,  Luanda/Lisboa/Luanda

Muitos anos estão já percorridos ao longo do tempo,  anos em que me ocupei  prestar à Familia a assistência que um  Bom Chefe de Família tem a obrigação de  consolidar, até ao fim dos seus dias.

No momento em que vou alinhavando este meu "trabalhinho" bloguista, ouço, através da  Televisáo,  noticiários que continam a pôr-nos,  a todos Nós, os cabelos  em  pé...  Só os  meus cabelos não  chegam a ser atingidoss... porque para além de ja terem  tido a coloração branca...  agora já nem  sequer existem !....A  côr negra, é a que tem sido  mais adoptada para a governação angolana;  como sou  branco, o que  sucederia , neste caso,  numa hipótese e eventual acção governativa em Angola ?

E a propósito,  àqueles alunos  que se apresentam na foto que acima é reproduzida da obra em questão, anseio que  nenum deles  tenha sido  vítima do que o teor da carta ,em anexo,  que reproduzo,  e  referenciada  num dos textos de Obra Literária acima  descrita.



Tá?!...





sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Sem título...

Brisas noticiosas...
Esta manhã fui agradavelmente surpreendido por um e-mail que dava conta da intervenção política de um familiar próximo nas eleições regionais madeirense que se aproximam e que vão decorrer já neste mês de Março. Foi com muito gosto que pude rever  o meu primo, João Botas.. A  Internet é de facto uma maravilha que permite estes reencontros que,  de outra forma,  seriam, de  todo, imposssíveis. Quantas pessoas, Amigos, Familiares, ex-Colegas de Trabalho ou apenas  Conhecidos há muito não vistos,  pude reencontrar, virtual ou mesmo pessoalmente como resultado directo da existência desta rede que é a Internet. Um meu Amigo sussura-me ao ouvido que na realidade  o utilizador normal da rede só tem conhecimento de vinte por cento da mesma,  estando os restanbtes oitenta por cento reservados aos especialistas e aos piratas informáticos que gostam de navegar por águas turvas.

Brisas do Sul,  um jornal regional...
Ao longo destes quase três anos vi, ouvi e li muita coisa. Muita mentira (a Internet é pródiga em farsas que rapidamente se espalham), algumas verdades e outras que ainda hoje procuro esclarecer.  O importante é que a mim ninguém me cala. Tenho boca para falar, olhos para bem ver e os ouvidos ainda vão ouvindo qualquer coisa. Assim, vou usando esta maravilhosa ferramenta que me colocam à disposição antes que alguém se lembre de ir buscar o lápis
vermelho da censura.

Tá?!...

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

" ...Mal de muitos consolo é,,,"...



 Diz o Povo  que quando se sabe que outros tambem sofrem, aceita-se com  mais resignação o próprio sofrimento...


Esta prosa veio a propósito de uma publicação que vem inserida na Internet,  de que  exponho uma fotocópia ( pequena foto-montagem),  que se refere ao retorrno traumático,  dos   chamados   "retornados", que em 1974-1975 não foram recebidos  com excessos de simpatia. para o português comum.
 Eu queria, então,  ver  a confusão que tambem resultaria,.  se algum dia  os espanhóis se lembrassem de  "enxutar", com as suas botas,  todos  os " Portuguesinhos"  para a ilha  das Berlengas....Era o caos...(Que me relevem esta  inocente e inofensiva brincadeira !...)


Claro que, para uma Juventude com uma idade  à roda dos 20/25 anos,  o significado e o "Sabor" destas imagens,  não  se equiparam   , nem de longe,  ao que sentem  os que protagonizaram  os efeitos resultantes da dita "exemplar descolonização". Os tempos mudaram, e, agora,  já são outros... Claro que subsistem outros  problemas, mas com outra dimensão política . de gravidade totalmente diferente dos  de antigamente, tal  como o da Grécia, o de   um ex-primeiro ministro recluso a aguardar julgamento, revelações de crimes informáticos, agencias bancárias assaltadas, e uma série de "lesões" ao bem publico, que, poderão conduzir-nos a um grave  desmoronamento das  boas relações  pacíficas, internas ,  no  sector populacional

Observa-se   um autentico colapso ambiental   na boa harmonia publica, conforme noticiários emitidos  na propria imprensa jornalistico... como se poderá ver na comunicação diária que a Internet dispõe aos seus utilizadores:-



 E  só desastres,  mortes,  recalcamentos,  e um série de comunicações, que, na sua maioria, poucas
esperanças de  enchimento de  notas bancárias nos  bolsos  dos mais carenciados-,  é muito vã, e,  na inversa,  as  contas bancárias dos  "Poderosos" cada vez vão engordando  mais, , conforme se anuncia ,mesmo através da  propria Televisão..

Neste caso, a resignação de sofrimento é nula,  para os mais carenciados, porque... onde para o sofrimento  dos Ricaços detentores  de riquezas equiparadas as das famosas   Pirâmides do Egipto ?

Responda quem souber.... Eu nada sei...

Tá?!...






quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

INAFUNDÁVEL... (... uma advertência!...)

Chovem discursos, reclamações, austeridades, choraminguices, conflitos, murros na mesa, braços no ar, ameaças, abraços, olhos esbugalhados, confrontos e uma verborréia incontornável de blablás, blebléus, bliblis, blus-blus, ... e ... palavras, mais palavras, que, no fundo,como muitos  afirmam....  só se limitam a pronunciar palavras complicadas e mais  palavreado, que  escutamos a toda a hora,  dos distintos Senhores Deputados, na Assembleia da República que regem as Leis quanto ao destino do nosso País

Com todo o respeito que dedico a Todos que foram eleitos para tais cargos com a dupla função de  Governar e melhorar o destino a dar ao nosso País, não esqueço que um antigo Gestor das nossas Finanças Nacionais, num discurso, pronunciara uma verdade. dizendo ... ..." é tão fácil ser Governo e tão difícil governar...".

O principal problema, no meio disto tudo, está em se saber  idealizar quais os meios mais eficientes  para se evitar  uma grande tragédia como a sofrida pelo o inafundável navio "Titanic", que se afundou, simplesmente porque..

... não houve capacidade, prévia, a tempo e horas, de  entre os "Comandos Gestores", de se evitar para que o simples roçar por um icebergue tivesse sido o suficiente para mergulhar nas profundezas da morte, em poucas horas, centenas e centenas  de inocentes passageiros...

Procurem -se Cérebros, com capacidade, é o recomendável...


Tá?!...

Sentimentos inexplicáveis...

A descansar,  depois da grande aventura...
A idade não perdoa. A memória, por muito que me esforce, já não é a mesma de quando tinha vinte,  trinta, quarenta ou mesmo cinquenta anos. Depois,  tem coisas engraçadas. Consigo recordar com clareza acontecimentos de há cinquenta, sessenta anos, mas se me perguntarem o que foi o mata-bicho matinal, não saberei responder. Coisas de Velhos,  dizem.

Hoje de manhã saí para a voltinha do costume,  acompanhado pelo fiel "Pelinha", tendo aproveitado para tratar de alguns assuntos  de índole bancária, nomeadamente levantamentos no Multibanco,  análises de saldos, etc. Regressei a casa,  sentei-me ao computador e, como faço sempre,  dei início à vistoria pelo Facebook, E-mail e similares. Decorridos alguns instantes, como que assaltado por uma  dúvida do subconsciente,  jogo a mão ao bolso onde costumo guardar a carteira que contém dinheiro (pouco)  e todos os documentos pessoais. Estranho... não encontrei nada. Procurei noutros bolsos na esperança vã, diga-se, de encontrar o objecto. Por esta altura já estava bastante aflito e ansioso.


Afinal, sempre esteve aos meus pés...
Na esperança de ter deixado caír a carteira e de que a mesma tenha ido parar às mãos de um cidadão honesto (algo que, convenhamos, não abunda por aí nos dias de hoje...) ou de que, pura e simplesmente,  estivesse caída no chão,  decidi sair de casa e refazer todo o caminho. Desci pelo elevador, saí para o exterior do prédio e dei três passos. Algo, no entanto, me bloqueou a marcha e me disse para regressar a casa. Confuso, assim fiz.

Assustado, sem saber o que fazer, a imaginar a trabalheira que teria para recuperar toda a documentação perdida, sentei-me cabisbaixo na habitual cadeira de trabalho em frente ao computador. De repente, perante os meus olhos, nem queria acreditar, lá estava ela, caída no chão, debaixo da mesa, a tão procurada carteirinha.

Cuidado com a carteira !..
Dizem que Deus escreve direito por linhas tortas. Este foi certamente um bom exemplo disso... um teste à crença N'Ele, na Sua capacidade para nos ajudar nos momentos em que precisamos.

Tá?!...

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Zéca, entravas hoje na dourada e honrosa equipe dos Séniores

José Fernando Pinto Lampreia - Aluno, aprendiz, nº 262, na época, do Colégio Militar, Português. no Largo da Luz - Distinto Militar, (com decorações altamente distintas) e que a Marinha não  facilitou  que repousasses os teus ossos, a cerca  de  uma  distância  de  100 milhas da nossa  costa Portuguesa, no Oceano Atlântico,  por  razões que a minha memória já muito envelhecida de octogenário, não me ajuda a recordar os factores impeditivos de tal honrosa  cerimónia  militarizada. 

Esta prosa, que ao acordar nesta manhã de 24 de Fevereiro de 2015, aflorou, estranhamento, ao meu pensamento,. foi produto de uma visão  motivada  pela leitura do Almanaque Borda D´Água para 2015,  no capitulo "Juízo do Ano", vem expressa uma frase que diz o seguinte:.. "... Os valores éticos deverão ser uma presença constante nas nossas deliberações ao longo do ano. A fruição das coisas belas não deve ficar esquecida, pois a nossa alma irá agradecer..."

Zeca, enquanto miúdos, andávamos sempre à porrada, mas os socos que te dei e os que recebi de Ti, só serviram para cimentar, cada vez, mais a nossa amizade, pois, como bons primos que éramos,  respeitávamos sempre os nossos abençoados laços Familiares.

Zeca, já  lá vão  mais  de oitenta anos que nos separámos, como Amigos  e primos que éramos , pois  ambos tivemos a felicidade de termos casado, (e em locais  muito distantes), cada um de Nós, com umas Santas Mulheres; mas  quanto à  minha Santa, e saudosa,  Alvarina Teresa,  já partiu para junto de Deus, há anos. Quanto à Tua Mulher,  como nunca mais nos vimos, Dela,  nada sei..

É uma recordação, a foto anexa,  dos tempos em que nos vastos campos agrícolas, pertencentes  aos  nossos queridos Avós, (e Bisavós),   propriedades perto de Carnide, Luz,  e Odivelas, tínhamos toda a liberdade, juntamente com Primas/Primos (Gabriela, Guida,  Dulce, Chinha, Maria Fermanda, Constança, Luiza, , Antónia,  Marias... etc.etc...), deleitarmo-nos  com os bons frutos que ali eram  reproduzidos,  assim como o puro Leite que as vaquinhas nos premiavam, e com os alegres, e barulhentos bailaricos com que culminava-nos os festejos dos  Teus Aniversários,  no sumptuoso palacete, no Largo da Luz,  em que, então vivíamos  Todos, em Paz e boa  Harmonia.

É a continuação dessa PAZ que  desejo seja Eterna..

Armando (primo)...

O Zeca .fardado de Menino da Luz.. acompanhado com a Família. (foto com perto de 90 anos )...

 Armando.

...

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Visões transcendentes do passado ...

De um estimado Leitor anónimo, acabo de receber a seguinte mensagem, que muito me agradou:


Aliás, já não é a primeira vez, que, Leitores Amigos, atentos aos meus blogs, me solicitam que inclua nos meus trabalhinhos, fotografias, pois tem sido através delas, que têm reconhecido familiares e amigos, ausentes há bastante tempo.

Com efeito, de entre as centenas, e mesmo milhares, de fotografias de cenários colhidos por mim em grande parte do Mundo que visitei, no vértice superior da pirâmide, sobrepõem-se as que colhi em Angola e agora em Portugal, algumas focando temas excelentes, sobretudo as que se baseiam em dados históricos.

Eis uma ligeira demonstração dos imensos "cadernos" preenchidos com famosas fotografias,  colhidas por este "Repórter Amador", (Bancário na Reforma) que está pronto a disponibilizá-las, a quem tenha a coragem de as vir apreciar, domiciliariamente...

Demonstração de alguns cadernos com fotos...






Tá?|...

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Elas cá de fazem e ... cá se pagam !

Logo ao início da manhã, e para acompanhar a evolução dos acontecimentos da véspera, ligo o computador, e, de entres os comunicados  que me são enviados, de várias origens, permanece esta informação diária: "...Facebook Tens mais amigos no Facebook do que pensas,"..

Efectivamente, as vezes sou surpreendido com fotos e discriminações por parte de pesoas, de quem não me lembro, e que provavelmente reconheceram-me por via dos meus trabalhos bloguistas, que já são muitos.

Como tenho muitas vezes historiando factos e acontecimentos ocorridos nos tempos em que vivia em Angola,  aconteceu, que certa vizinha, do tipo do "quero, mando e posso", quis assenhorear-se, ilegalmente, de uma parte do meu terreno  ajardinado,   que terminou numa zaragata muito assanhada. Ao ponto de, perante  as ameaças  que me eram dirigidas, por parte dessa riquissima Senhora Doutora, (chegou-me por vezes ameaçar-me de morte...), e a conselho de pessoas Amigas que acompanhavam  estas desavenças meti-a em Tribunal, em Luanda, cujo resultado ainda hoje não é conhecido, porque, entretanto, tanto Ela, como Eu, fomos expoliados pela "exemplar descolonização",e forçosamente "exilados".


Curiosidade espantosa... um dos tais mais  amigos desconhecidos  no Facebook... que se me dirigiu em tempos, relatou-me ser - salvo errada interpretação, a tal  minha ex-vizinha  que eu a meti em Tribunal,

Pela  documentação seguinte, fotocopiada, compreende-se melhor o  desenrolar, inicial, desta historietazinha.. cujo Autor é de raça branca!.





Tá?!...

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Repassando o passado / revivendo remotas efervescências..

Leitor(a) Amigo(a), a razão de vir agora  repassar tormentos que este velho Português de Angola teve que enfrentar, mesmo já com cabelos brancos, prende-se com uma gentil oferta, de um livro, obra literária que já tinha adqurido, em tempos, um exemplar igual, da autoria da jornalista, Drº. Alexandra Marques, intitulada "SEGREDOS DA DESCOLONIZAÇÃO DE ANGOLA" na qual sobressai "... Toda a verdade sobre o maior tabu da presença portuguesa em África"

Abordei, em blogs anteriores ao presente, temas conotados  sobre  a Guerra Colonial, com ocorrencias  emocionantes, (algumas até vividas pessoalmente) em que a solidão, a indiferença e o isolamento e a tristeza, eram os factores que mais se sobrepunham aos restantes.

Esta foto, extraida de uma das paginas da obra acima mencionada, revela bem como e quando os Refugiados (os ditos Retornados) abandonam Angola, Janeiro/Setembro de 1975.


Não foi, porém   deste modo, e por esta via que levantei voo a bordo de um avião gigante, com destino ao aeroporto de Lisboa,  atendendo  que as circunstâncis impostas que me obrigaram a tal viagem aérea, com destino a Portugal eram totalmente  diferentes. Nunca pretendi abandonar a Terra que me viu nascer, pois, a despeito do "fervor" de vida, que nos era imposto, dada a aproximaçáo do dia da independência de Angola, em minhas veias corria  ainda o sangue para um projecto, aderente,  de que a independência à vista seria para que todos os Angolanos vivessem em Paz, Solidariedade e Fraternidade

Mas Deus é que comanda os nossos destinos... Embora com a Familia (Mulher e Filhos),  providencialmente salvaguardados, em Portugal, dos horrorosos extremismos da época, que se vivia em Angola, à última hora, fui atingido por uma doença grave, que, devido à ausência de Médicos e meios de salvamenteo adequados à minha súbita doença,  a unica alternativa foi a de me meterem, à força,  num avião, cheio de passageiros, e levantar voo a caminho de um Hospital em Lisboa. E foram os cuidados  clinicos, em Lisaboa,  que me prolongaram a vida...

Em tempo de PAZ e sossego,  nunca fôra perspectivado qualquer. abandono a Angola, e, a prova está que, para solidificar a nossa presença  numa cidade em que o calor era "escaldante",  para o suportar, mandei instalar, a dada altura, ar condicionado  em  toda  a  miha residência, em Luanda.   Até uma máquina de  filmar fazia parte do meu património, para filmagens  de um futuro encantamento...





 

Resumindo... Após a celebração do dia da independência de Angola... recebo, mais tarde,  aqui em Portugal,   a notícia, de que todo o meu recheio deixado na minha residência particular,  em Luanda,  fora totalmente destruido..

Tá?!...

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Tempo de Antena...

Hoje à noite vai ser transmitido o habitual programa da RTP1 "Sexta às 9".  Segundo me apercebi uma das reportagens é sobre um indivíduo que terá aceitado o dinheiro de algumas dezenas de pessoas para apostas na Internet no valor total de centenas de milhares de Euros,  tendo perdido tudo. Para convencer os apostadores prometia bons ganhos. Aflito com a derrota,  fugiu e está em paradeiro desconhecido. Na apresentação da reportagem lá apareceram diversas personalidades,  entre as quais uma Senhora da DECO,  Associação de Defesa do Consumidor,  a dizer umas quantas banalidades do tipo "não devemos acreditar em quem nos promete grandes ganhos em troco de muito pouco".

Há duas ou três semanas foi reportado na televisão que a mesma DECO teria descoberto diversos  lotes, em vários pontos de venda por todo o País, de carne picada imprópria para consumo. Isto veio lançar   o alarme entre  os consumidores de tal produto. Entretanto, a ASAE  veio desmentir a situação,  admitindo que possam  existir irregularidades mas nunca ao nível detectado pela DECO.

Devo dizer que esta publicação constitui a concretização do pedido de " Tempos de Antena " por parte de uma Pessoa Amiga. Sabedora da difusão deste blog de impacto mundial,  essa Pessoa pediu-me para divulgar uma situação ocorrida envolvendo precisamente a dita DECO. Pois então este meu Amigo aproveitou  uma promoção na Internet que prometia oferta de um tablet e tornou-se sócio da DECO. O dinheiro correspondente ao primeiro pagamento e que daria direito à oferta foi debitado da conta dia 2 de Janeiro. Não tendo notícias,  o meu Amigo telefonou para a DECO dia 20 de Janeiro.  Disseram que o dinheiro só tinha dado entrada na conta da DECO dia 12 de Janeiro (10 dias após o débito !!!) e que deveria receber a oferta/tablet a qualquer instante. Aproveitando,  o meu Amigo solicitou esclarecimentos relativamente a uma reclamação que havia apresentado concernente a um serviço prestado. A operadora encaminhou a chamada para o sector do apoio ao consumidor,  sendo que o operador foi tudo menos colaborante, limitando-se a dizer "mande os papéis, mande os papéis...",  sem fazer qualquer esclarecimento ou enquadramento legal.

Resumindo,  estamos quase no final de Fevereiro, dois meses passaram,  vários contactos posteriores foram efectuados, prometendo cumprir o prometido e nada acontece. O mais engraçado é que a DECO continua, apesar de se desculpar com o esgotamento dos stocks, a anunciar na Internet a campanha de subscrição de novos associados com oferta de um tablet. A verdade é que, segundo diz o meu Amigo, como pode a DECO defender os consumidores de outros se maltrata assim os seus próprios consumidores ? Em casa de ferreiro, espeto de pau...

Tá?|...

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

JE SUIS.. "SÉNIOR REFORMADO BANCÁRIO"...

Um apelo: ...não é com nenhum sentido de inspiração  LISONJEADORA com que inicio este "trabalhinho" bloguista, mas tão sòmente com o intuito de simples análise a factores que a vida vai consolidando, à medida que os ventos da história "vão soprando", desde o berço até ao último suspiro, que nos levará ao eterno idílio pastoril..

Neste volumoso Livro, que pretendo conservar até ao limite das minhas forças, fui arquivando toda a papelada que reflete todos os registos, oficiais e válidos, dos tempos em que trabalhei com dedicação e honestidade, em  imensas Sociedades e Empresas, que com o esforço da minha comparticipação técnico-administrativa,  por todos muito avaliada e apreciada, se hoje têm actividade lucrativa, e acimentada em princípios regulados por Leis conscientes,  em parte... a mim o devem ! Tudo documetalmente comprovado.


Espólio imortal..


Hoje dou-me por muito feliz,  por, ao fim de muitas complicações e grandes hostilidades que os Importantes do Govêrno (e não só...) nos impuseram, em momentos tremendamente horrorosos,  provenientes da "exemplar descolonização", apesar-de ter participado na fundação do ex-Banco Totta-Standard de Angolsa, onde exerci cargos Directivos e de Chefia Contablilista, até aos momentos finais,  aufiro, presentemente, uma única Pensão de Reforma, equivalente ao salário mínimo que um Aprendiz da Banca recebe, quando admitido, inicialmente, nos quadros Bancários. Após a passagem da situação de Reformado da banca, deixaram-me de ser creditados, como era  legalmente obrigatório, enquanto no activo, os subsídios de almoço, transportes e mais alguns, e... para cúmulo das injustiças, limitaram-me a concessão das devidas diuturnidades ao mínimo possível.

A revista bancária, aqui fotocopiada, "FEBASE" é-me enviada com regularidade, e é  através da sua leitura , que ainda mantenho alguma esperança de, nos planos de reforma em questão, surgirem boas notíciais que elevarão o meu "sustento" (Pensão de reformado), a uma  melhoria de vida... até morrer...




Tá?!...

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

CA POSOKA e o dia de S. Vapor ...


Repousa  no Assento Etéreo, a grande maioria dos passageiros que embarcaram (ou desembarcaram) do cais  flutuante de Luanda,  neste gasolina,   utilizado no transporte dos viajantes que, naquela data, transitavam entre o navio fundeado ao largo da vasta  Baía de Luanda, e a  dita ponte flutuante, que durante muitos anos, foi o  lugar do primeiro   acesso às portas  de entrada da cidade de LUANDA.

As lágrimas vieram-me aos olhos, ao recordar  que ainda me lembro  do nome do "barquito"  em que viajaram meus saudosos Pais, Avós e Tias.Avós, - (o "Ca Posoka") - e que o primeiro abraço, e beijocas,  tanto à partida como à chegada,  eram   dados  junto as  escadarias de acesso aos bancos para passageiros,   em que nos sentavamos,  olhando , de seguida,  para as ondas azuladas  que a flutuação em andamento que  o casco do barquito  provocavam.

À ré, em todos os gasolinas que faziam o circuito de  tranporte dos viajantes,  entre os paquetes fundeados  ao largo e  a ponte cais instalada  à entrada   de Luanda,  em que a vinte metros, do desembarque,  já eram servidos cafés num pequeno "restaurante" ali construido, os marinheiros  de bordo,  faziam  questão de expor  a vistosa bandeira  Portuguesa.

Tempos que já lá vão !... e suponho haver ainda de quem se lembre  que,  após o desembarque,  as pessoas eram encaminhadas para a Alfândega, ali bem perto,  onde as bagagens. eram revistas e.. nem uma única multa era passada.  Era tudo gente de Trabalho, de Boa Fé, Cumpridora , Respeitadora e... FORAM ESTAS AS GRANDES OBREIRAS QUE CRIARAM AS RIQUEZAS  ANGOLANAS ,DE QUE SE APROVEITAM, AGORA,  OS NOVOS INQUILINOS, QUE NOS EMPURRARAM  PARA UM  FORÇADO "EXILIO" - COM CULPAS INERENTES DOS QUE   ESQUARTEJARAM   A  EXEMPLAR DESCOLONIZAÇÃO...

Tá?!...

Nota:- Sendo este um tema de que gosto (barcos e engenharia naval) procurei mais informação e vou continuar a procurar. Entretanto, na Biblioteca da Universidade de Aveiro,  para quem puder consultar,  pude encontrar uma referência bibliográfica. Se surgir mais informação, será divulgada.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Flashes e percalços que afluem à 3ª Idade...

 Mais uma pequena  história que abarca a vivência de um velho Reformado (bancário), que, ao fim de   um  feliz enlace matrimonial,   ocorrido há sessenta anos, na cidade de Luanda (Angola), no altar da  Igteja do Carmo,   de Nossa Senhora de Fátima, certa manhã,  mas já em Olhão,  a Encantadora e saudosa Esposa, Alvarina Teresa, ter despertado , após uma noite mais ou menos tranquila, foi conduzida para o seu habitual cadeirão,  para descanso,  junto  a mim, e,  minutos depois, lançou-me, tranquilamente   um estranho  olhar,  em cujos olhos,  só se via um profundo esbranqueamento,.... era o seu  ETERNO ADEUS PARA SEMPRE !....Uma comovente e carinhosa  despedida  do seu Maridinho, Armando..
.
A partir de então, a despeito da vigilância  constante  a que passei a ser  submetido,  por parte de Filhos e Netas,  passei a viver sózinho,  em constante permanência saudosa, causticado pela solidão  e isolamente,   causados pela recente viuvez..

Vou passar, agora,  a  pormenorizar,- em estilo directo-, o que acaba de me  acontecer,  que alarmou "meio mundo  familiar",  habituados a telefonarem-me com bastante frequencia,  para se inteirarem do meu estado físico e psicológico:-

--- Chamadas de uma das Netas, ao meio da manhã:
                                        ----- Telefonema  pelo  TM...Trim...trim ( sem atendimento)...
                                        ----- Idem pelo telefone da  rede de casa....  ninguém atende ...
Repetidas várias tentativas, mas sem resultado...ninguem atendia!

--- Chamadas da Filha, após o alarme do sucedido , com ausencia, das primeiras chamadas
                                      ....... Telefone pelo Tele- Móvel....Trim.rim ( sem resposta, ninguem  atende)
                                      ......   Idem pelo telefone da rede de casa... ninguem atendeu..

Insistiu-se com novas preocupantes chamadas,mas o resultado coninuava a ser o memso .".nada". O  que surpreendeu a todos.


Foi então que, devido a ausência de resposta aos diversos telefonemas que eram feitos, que o alarme se instalou.,  Preocupados com tal  silêncio,  e sem saberem o que me teria acontecido.  meteram-se a caminho da minha residência, a fim de ser esclarecido o motivo  de estranho silenciamento.

Chegados, ràpidamente,   à  minha residência,   ficaram todos  estupfactos,  e surpreendidos,porque foram atendidos pelo cãosito "Pelinha" e quanto ao que me sucedera,  por se desconhecer  o meu paradeiro,  tudo ja se preparava  para accionar os meios de socorrismo normais, afim de se  saber se ainda  eu  estaria vivo ou se já  estaria  morto....

Mas na 3ª Idade, tudo pode acontecer,  mesmo sem causar  "alarmismos"...

Eu tinha saído de casa para levar o lixo ao contentor colocado  nos termos da rua e...no caminho  encontrei uma linda  pombinha morta na estrada.  Com pena, peguei na avesita e iniciei uma pequena covita, em terreno argiloso  para a soterrar. E isso fez-me esquecer que os ponteiros do relógio não param e o tempo vai passando , sem  muitas vezes darmos por issio !...

Na Natureza todas as aves são lindas...
Tá?!








Pontos de vista ... claro está !...

 O "Borda d´Água" para o ano comum de  2015, anuncia que terça-feira, 17 de Fevereiro, é dia do "ENTRUDO", isto é, dia  de *CARNAVAL*.

Como me referi no meu blog anterior, sob o  título "Carnaval, época para rir... ou para chorar?",  é nesta altura carnavalesca do ano, que ninguem leva a mal dizer e fazer as maiores bobagens próprias da época. É provavel que alguém acredite que um amigo passe a vida a emprestar milhões de Euros a outro amigo, embora possa haver anjinhos que acreditem nisso?.

Nesta altura do ano, que devia  de ser de brincadeira,  vou, usar  de um  sistema, embora inofensivo,  que poderá vir a ferir a susceptibilidade de alguns ,  que  possam  sentir-se incomodados com o esquema que, " academicamene",  utilizo, tipo foto-montagem, e que, na realidade, rodeia um  complicado  problema, que , diariamente a propria televisão e os jornais não se cansam de rebater.. Pelas  figuras indiciadoras,  facilmente se   compreenderá  o que se pretende atingir,  em se  intrometer  num  caso, que afinal, é ... deveras,  muito , mas mesmo muito sério...

Desinteressante   e  inofensiva  fotomontagem...

O terramoto de 1755,  que vitimou milhares de inocentes, não existindo já um único sobrevivente de tal catástrofe,  surgiu como causa natural, proveniente de uma incomensoravel  obra  nociva  da prórpia Natureza, inesperadamente sujeita a  desmoronar-se   a  qualquer hora,  que aglutinou, em segundos,  para a vida Celestial, inocentes  Crianças, Mulheres, Homens e animais selvagens, e náo selvagens.

Luta-se hoje, usandso-se armas poderosas de fogo,  pela ganância de posse de terras, ( e valores) esquecendo-se que, de um momento para o outro,   essas mesmas terras poderáo vir a ser as que nos abriguem de uma eventual  vala comum, como consequencia de um desastre atmoferico que nos atire, a qualquer  inesperado momento,  para um buraco eterno !...

A ganância do DINHEIRO,  diga-se o que se disser,  é, na reaslidade, o verdadeiro  alvo que se pretende atingir, a coberto de quaisquer tipos de "ordenações"  de carácter governativo, e...não só.... como por exemplo, legislação a impedir a criminalização de enriquecimento injustificado..

O poder do dinheiro, é muitas  vezes  camuflado, por agiotas, que conseguem ludibriar por meios  artisticos, e egoisticos, aqueles que vão muitas vezes na conversa  perante os iluminados pseudo  ominosos

Tão forte,  como o poder do dinheiro,  como destruidor implacável, o é ... são as Leis que despenalizam o consumo constante e  perigoso  das  poderosas  DROGAS !...

Pontos de vista, claro está !...

Tá?!...
..

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Carnaval, época para rir... ou para chorar?


Mensagem à Nação, de Sua Excelência, o Rei Bobo.

Portugueses, Portuguesas, Portuguesinhos e Portuguesinhas,

É com toda a felicidade que me dirijo a Vós nesta época festiva para mim e para todos nós. É nesta altura do ano em que me são permitidas dizer e fazer as maiores bobagens,  próprias da época carnavalesca. Só lamento que haja para aí concorrência desleal de Senhores que se julgam no direito de dizer alarvidades,  imbecilidades e as maiores mentiras o ano inteiro,  sem que para isso precisem de qualquer tipo de licença. Pior,  até  há  quem  neles acredite.  É uma  injustiça.

O arauto da austeridade


Nesta altura aproveitamos para ridicularizar o ridículo,  satirizar o absurdo,  rir do que parece improvável mas  afinal é verdade.  É ridículo que os gastos do Governo/Estado com o moribundo BES desse para tratar duzentos mil doentes com hepatite C.  Será certamente absurdo que  Médicos desviem crianças do Serviço Nacional de Saúde para clínicas privadas com o objectivo de realizar  cirurgias auditivas, com base numa mentira,  procurando daí retirar benefícios. É improvável que alguém acredite que  um amigo passe a vida a emprestar MILHÕES de Euros a outro amigo (no entanto, há alguns anjinhos que acreditam...).

Enfim, um rol de palhaçadas que vêm roubar-me protagonismo, exercendo actividade sem escrúpulos nem licença,  por tempo indeterminado,  em que o factor comum é fácil de colocar em evidência: o DINHEIRO !!!.

Lamento dizer-vos, meus Amigos,  mas nesta altura do ano que devia de ser de brincadeira, boa disposição e risota, este ano não estou para aí virado. A concorrência, a MÁ concorrência deu-me uma volta ao estômago e deixou-me de tal forma agastado que  vos digo:

RIR JÁ NÃO É REMÉDIO !!!...

Com os melhores cumprimentos deste vosso Amigo, 
Rei Bobo. 

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Sacos salvadores, como notas de Banco...

Os respeitáveis Consumidores do Páo, Açucar,  Ervilhas, Couves,  Manteiga,  Arroz,  Comida para o Cão,  Peixe,  Bananas,  Figos,  Cerveja, Água, Farinha,  Milho, Sapatos, Sapatilhas, Pasta para os dentes,  Doces,  Bolachas,  Roupa,  Automóveis de luxo (?) ,  e uma infinidade de artigos que  os supermercados teem espalhados ao longo das prateleiras e em  vários recintos  abertos com exposições  de várias espécies e  qualidades, à saída,  logo após  a identificação dos  artigos comprados,   a Empregada (ou empregado) da cobrança anuncia...." Tem a pagar   "X" de  Euros, e se tiver cartão, tanto melhor, porque já não tenho muitos trocos..."

O (ou a ) cliente,  ao recolher os sacos nos quais foram introduzidas  todass  as suas compras ,   repara  e compara que  em igual compra  anterior,  contendo os mesmo artigos,  só foram precisos 8 sacos, e agora , para as mesmas quantidades,  e igual volume, Vocês encheram-me tudo em 13 sacos,  isto é,  mais  5 do que  tem sido habitual..." Porquê ? ", pergunta o cliente.

É que a partir de hoje,  Domingo, 15 de Fevereiro  2015,  cada saco  de plástico passa a custar dez cêntimos, ( com IVA)  , que o cliente terá que suportar nas suas compras.

Assim sendo,  será que um simples saco de plástico poderá  vir   a  ser a  solução encontrada para erquilíbrio das Finanças do nosso Govèrno ?


Sacos salvadores financeiros...



Sem saco não me governo...

 Tá?!...

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Tiro e queda...

Prestei no meu blog de ontem, sob o titulo "Quem quer ser milionário", uma informação, de última hora, de que a RTP1 havia anunciado que às 21 horas de sexta feira, 13 de Fevereiro de 2015 iria ser emitida uma reportagem, contendo esclarecimentos actualizados, relativamente ao dinheiro que tem sido "manipuladamente" desviado  de Portugal, com destino a  Bancos na Suiça, por meio de práticas e acções exercidas por parte de Operadores (e/ou  Operadoras) interessados em usufruir de riqueza, fora das nossas fronteiras. Aliás, através da  imprensa, falada e escrita, o Público tem vindo a ser posto ao corrente do que se tem passado, na realidade.....

É dispar que um Juiz responsável por um processo, venha a ser achincalhado, e até ameaçado publicamente (seja em  que circunstâncias for), como sucedeu no caso em que o Sr. José Sócrates foi preso, pois a Justiça tem que ser sempre respeitada, uma vez que a coragem de se  ajuizar  entre o que está certo e o incerto só merece compreensão e elogio !

As legendas que serviram de suporte à divulgação da reportagem que acima referi,  entendo serem o melhor caminho para  melhor   interpretação e entendimento de julgamento das situações criadas quanto ao enriquecimento injustificado e ilícito... Por favor, leiam as legendas, nas fotos...




































...





Que me desculpem eventual repetição de fotos...

Tá?!...