terça-feira, 19 de maio de 2015

Biografia, com vista aos vindouros...

Académica estante biográfica de um LUANDENSE....

Sim, sinto-me um  "Luandense" de marca, porque nasci em Luanda, ANGOLA !. No Bungo,  a 100 metros do mar,  numa casa que na data, 12 de Abril de 1928, era pertença da. Empresa Marcony, e dos CTT de Angola.
Casa onde nasci há  perto de 88 anos
.
Esta noite tive um pesadelo que me importunou bastante,  e que ao acordar,  entristeceu-me . dolorosamente , e vou tentar explicar  o porquê.... Sonhei que andava pelos corredores de um luxuoso e gigantesco navio de  turistas, aos berros, a pronunciar com voz muito enrouquecida,   o numero "232", pois era neste camarote  do navio que viria a encontrar-me com a minha querida e saudosa Mulher, Alvarina Teresa, de quem saudosamente me separara, há cinco anos, por ter sido levada, naquela data, 12/11/2010,  para junto de Deus, onde repousa, agora,  eternamente  e em PAZ.

Tive, no entanto, ao despertar,  a estranha sensação, de que, já não faltaria muito tempo, para que este sonho venha a ser  o prenuncio de uma realidade  denunciante , de que  em  breve ., irei  fazer-lhe companhia..

Por qualquer razão inexplicável, e, sentado no  sofá fronteiriço ao tal "armário biográfico" veio-me a ideia, de,  através  deste sistema bloguista,  relatar , de novo, enxertos     episódicos  que ocorreram ao longo da minha vida,   numa base epistolar, e em  documentos originais, de molde  a que os meus queridos descendentes , em particular as minhas queridas  Nétinhas, avaliem e apreciem... o que é lutar, honestamente, ao longo do percurso das vicissitudes  que a vida nos impõe... E assim,   faço descrição da "papelada" que serve de rasteio ao que seguidamente vou transcrevendo:

                                     Actividade laboral, (início) particular e militar..

Contactos  jurídicos e  políticos, por correspondência oficial:

 - 19 /04/1991 -Deputado do  Parlamento Europeu - ( José  Barros de Moura);
 -  91.05.23 - PSD-Gabinete do Secretário-Geral-Adjunto -Partido Social Democrata (Amãndio         
                       Oliveira);
 - 27/06/1991 -Grupo Parlamentar do Partido Comunista  Português ( Engº João Saraiva);
- 96.0704 -  Partido Popular CDS-PP ( Diogo Pacheco de Amorim);
- 04.07.1996 - PS - Grupo  Parlamentar ( Joaquim Rosa do Céu);
- 29.01.86 - RTP- Radiotelevisão Portuguesa, E.P ( Maria Fernanda Ferreira);
- 90/11/16 - Gabinete de Consulta Jurídica ( ass. irreconhecível);
- 15/05/2000 - Partido Popular CDS-PP Grupo Parlamentar. ( Nuno Miguel de Magalhães);
-23/08/2007 -Presidente do CDS-PP ( Paulo Portas);
-07.04.2006 -  União Geral de Trabalhadores - UGT - ( João Proença);
-19.12.02 - MC -  Ministério da Cultura   ( duas assinaturas irreconheciveis);
-08.01.1991 -  Rádio REnascença Lda. -  ( Eng.  F, Magalhães Crespo);
-21.01,19?.. - Assembleia da Republica - Grupo Parlamentar do Partido Socialista ( Luís Manuel
                       Patrão);
-05.081991 - Presidência do Conselho de Ministros- Gabinete do Primeiro Ministro ( Ass. irreconh.);
-08/12/90 - Serviço do Provedor de Justiça (José António Ribeiro Serrano);
-31.12.1990 - Procuradoria Geral da Republica - (Ernesto António da Silva Maciel);
-29.01.91 - Presidência da Republica - ( Ass. irreconhecivel);
-280391 - Ministério do Emprego e da Segurança Social - (ass. irreconhecivel);
-13Jul..2007 -Provedoria de Justiça ( Jorge Noronha e Silveira)- Oficio  extenso;.
- 18-05-207 - Presidência do Conselho de Ministros -(Pedro Lourtie / Fernando Soto Almeida;
-22.06.07 - Casa Civil do Presidente da República ( David Justino);
-2001-10-31 - Procuradoria-Geral da República ( António Leones Dantas):
12.Nov. 1982 - Sindicato dos Bancários do Norte - Conselho  Fiscalizador de Contas..."... foi         deliberado  agradecer a sua prestimosa colaboração durante o período do seu mandato.." SIC;
29 Set.2000- Administração do Banco Comercial Português-Presidente Jorge Jardim Gonçalves (irr.);
-4 Nov.03 .MC - Ministério da Cultura - Gabinete do Ministro ( Rosário Calvão);
-14 Mai2004- Liga dos Amigos do Arquivo Histórico Militar (Aniceto Henrique Afonso/Rodrigo de Sousa e Castro);
-06/01/06 - Ministério da Saude -Hospital Distrital de Faro ( António Manuel Rocha Paulo);
-07/02/2008 - Serviços do Ministério  Público   de Olhão( João Gomes Duarte);...
                                                ( etc, etc.).....

Prestei serviço Militar, em Angola,  honradamente  e prestei, como Angolano de Portugal um juramento de fidelidade, que cumprirei  até à morte,  na  defesa da Bandeira de Portugal..

Estado ainda em tratamento ,por questão de saúde,em Lisboa ,  uma Pessoa de Família, após a data da independência de Angola,  visitou a minha residência. sita em Luanda, para a qual regressaria depois de concluídos  os tratamentos ,a que estava sujeito,  mandou-me o seguinte recado.." Tio,  fomos ver e inspeccionar   a tua residência   em que vivias, e.... com grande espanto, encontramos todo o recheio completamente destruido, e  não  sabemos  quem foram os autores desta desgraça "...

                   (  existe mais  documentação, histórica,   respeitosamente  arquivada ).

Em 1995,   Candidatei-me  a Assembleia Geral da Republica  Portuguesa, pelo Partido PSN - Partido de Solidariedade Nacional, que esteve  perto do numero de votos desejados .

Empresas, nas quais exerci funções laborais, principalmente contabilistas, sempre a contento, conforme cartas arquivadas: Não seguem uma  ordem  cronologia,  de datas):

- Carbonil Resu - Vasco Alexandre; Faro - 18/3/88;

- Sorel  Sociedade de Representações Lda- CATERPILLAR - Luanda- Angola. A 11 de Junho de 1958. desliguei-me desta empresa, a meu pedido, afim de ser   integrado  nos quadros de uma  nova Sociedade  concorrente, onde prestei  "durante tantos anos (25) serviço sempre com lealdade e zêlo exemplares" (Sic);

 - J. Lopes -Lusalite - Luanda- Lobito  - 6 de Março de 1946;

- Laboratórios Pfizer de Angola Lda. - Luanda - 19 de Janeiro de 1966 -  Chefe de Contabilidade. Com elogios até por parte de Colegas de Trabalho

- NEA - Nova Editorial Angolana S.A.R.L -  Luanda-Angola - Proprietária do Jornal " O Comércio"- Chefe Geral e Administrativo, de onde sai em 8 de Julho de 1959,  ""Lugar que sempre desempenhou com honestidade, competência e zêlo profissional".. (sic)
.;
- MUNDUS  de Angola Estruturas Tubulares, Lda. -  Luanda-Angola,   Chefe Contabilista, -Carta de despedida de agradecimento  15/12/65;

-COOPERCUF -COOPERATIVA DO  PESSOAL DAS EMPRESAS  AFILIADAS DA " CUF", carta assinada por J.F.D. Menezes Jordão,  agradecendo a  minha boa e excelente comparticipação, datada de 3 de Junho de 1967;

-Embaixada da Republica Popular de Angola, - Sector Administrativo em Lisboa, datada de 29 de Julho de 1982; Carta infeliz...

-MACORELLI - lISBOA ( pouco tempo...)

-VERCOOPE - UNIÃO DAS ADEGAS COOPERATIVAS DA REGIÃO DOS VINHOS VERDES - S.C.R.L .   Agrela - Santo Tirso.  Fui responsável pela Contabilidade, mas demiti-me por me ter confrontado com algumas  irregularidades dos tempos anteriores..
 
- ANTÓNIO RITA- PROALGARVE -    Promotor de  Vendas e  Investimentos no  Algarve

-M 7 . PASTELARIA - CAFÉ -  FONSECAS, LDA-  Faro- (Contabilista  geral)

- BANCO TOTTA- STANDARD  DE ANGOLA...

Integrado na equipe que fundou este Banco Totta-Standard de Angola, onde exerci funcões directivas,  e de chefia geral contabilista, desde a sua fundação,  por carta assinada pelo meu continuo ( negro) pouco antes   da data da independência de Angola,  fui autorizado a deslocar-me a Lisboa, por minha conta e risco),  afim de ser convenientemente tratado de um problema de saúde, surgido ´a ultima hora "; não mais voltei ao meu posto  de trabalho, no Banco,  por este ter sido extinto, após a  "exemplar descolonização". ( Correspondência   diversa, incluindo cartas  até   a altura da  independência de Angola.)

Por Despacho Ministerial do Primeiro Ministro , Dr. Salgado Zenha,  em Lisboa,  acabei, posteriormente,  por ser admitido nos quadros de Pessoal do Banco Pinto & Sotto Mayor, em Lisboa e, posteriormente, em Moscavide, mas como   aprendiz da banca..

Por determinador e escolha por parte da Direcção Geral do Banco Pinto & Sotto Mayor,  fui ocupar o lugar de Administração   Financeira e Contabilística da Empresa NACIONAL RÁDIO,   arredores de Lisboa,   agora pertence ao Banco,  que exerci com  pleno êxito, (documentalmente reconhecido), mas, por interesses superiores, voltei ao meu anterior posto de trabalho,  sem alterações remuneratório, e, posteriormente transferido para uma Agência em Moscavide,  de onde parti  depois, oficialmente,  como simples reformado da  Banca.

Foi então que, por carta do Banco Pinto & Sotto Mayor, de 20 de Julho de 1982,  fora decidido colocarem-me na situação prevista no nº 1 da clausula 138a do CCTVSB, com efeitos de 01.08.82, passando a auferir uma pensão de Reforma equivalente ao salário de um aprendiz da Banca.  Agora MILLENNIUM BCP... da qual sobrevivo !.

E  sinto-me feliz, por  adormecer tranquilamente, pois , apesar  das funções  difíceis  que exerci ao longo da minha vida profissional,   Graças a Deus.  nunca fui ameaçado de prisões  por  irregularidades cometidas... Sempre fui Honesto e Respeitador. Que me atire a primeira pedra quem tenha razões para tal..

T

Sem comentários:

Enviar um comentário