sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Quem quer ser milionário ?

Ontem conversava com uma pessoa Amiga que não via há mais de um ano, consequência da sua emigração   para o Canadá,  quando, a dado passo dessa pessoa se me dirige nos seguintes modos: "Sabes, Armando,  a maior diferença entre Portugal e o Canadá é que lá as pessoas evoluem,  têm vontade de aprender,  enquanto aqui as pessoas andam de um lado para o  outro mas na verdade estão paradas, sempre à espera que alguma coisa caia do Céu,  de algum subsídio. É a diferença entre a vida e a morte, literalmente".

Vem isto a propósito da passividade do povo portuguès,  seja em relação ao que for  (menos o futebol, Fátima e fados),  que gosta de assobiar para o lado enquanto tudo à sua volta se desmorona, desde que o seu pedacinho do Céu,  ou de inferno, se mantenha intacto.

José Sócrates foi preso. Em vez de ouvirmos elogios à coragem  da Justiça (não deve ter sido fácil prender um ex-primeiro ministro, um homem naturalmente influente) temos,  isso sim,  ouvido  pessoas que deviam ter  juízo  a achincalhar e até a ameaçar publicamente o Juiz responsável  pelo processo.

O BES faliu. Não  há culpados.  Os gestores geriram bem. Os controladores controlaram bem. Até o Presidente da República que,  pouco tempo antes da falência do Grupo,  veio defender publicamente a viabilidade do Banco,  juntamente com o  Presidente do Banco de Portugal,  defenderam bem. Os clientes,  esses que se lixem !

O último caso dá  eco de depósitos milionários numa filial suíça  de um banco inglês (HSBC). Aparentemente figuras proeminentes da sociedade portuguesa como Américo Amorim mas também desconhecidos como a DONA DE CASA Sílvia Ruivo Caçador, que acumulou US $252.7 milhões. Estes dados são provenientes de um artigo de autoria do jornalista angolano Rafael Marques,  publicado no site Maka Angola. Entretanto o Fisco Português já está de olho neste e noutros bancos suiços,  uma vez que este poderá ser um esquema,  bastante elaborado,   diga-se,  de fuga aos impostos,  com movimentação de dinheiros entre diversos paraísos fiscais. Aqui colocam-se várias questões: ao que pudemos apurar as contas no HSBC resultam de vários códigos que  vão sendo gerados ao longo do percurso que o dinheiro faz pelos diversos paraísos fiscais até chegar à Suiça. Assim,  pelo que entendemos,  tais quantias poderão,  de facto,  não pertencer às tais Donas de Casa. A ser assim,  o jornalista incorre no crime de difamação. E se não é destas pessoas,  de quem é o dinheiro ? Por outro lado,  confirmando-se a propriedade do dinheiro,  como se justifica que Donas de Casa e Agricultores,  com todo o respeito que merecem, tenham acumulado fortunas no valor de milhões de Euros ? E mais, como poderão tais valores terem passado despercebidos ?

Ainda mais desenvolvimentos são de aguardar. O meu velho faro de detective contabilista  vai voltar à acção.

Tá?!...

PS - A titulo de mera curiosidade, e alguma coincidência, tomei conhecimento que, sobre este mesmo assunto, a RTP1, às 21 horas desta sexta-feira, dia 13 de fevereiro (do azar), irá emitir um programa que está a provocar a curiosidade dos seus telespectadores. Aguardemos, pois...

Sem comentários:

Enviar um comentário