domingo, 30 de novembro de 2014

Republicações...


O jornal "Brisas do Sul",  do meu caro Amigo Luís Viegas,  teve a gentileza de publicar,  mais uma vez,  um dos meus blogs.


Por este andar,  vou ter que começar a cobrar os direitos de autor...

Apenas uma brincadeira domingueira. É com todo o gosto e honra que vejo palavras minhas reproduzidas em tão distinto periódico. Cumprimentos bloguistas.

Tá?!...

sábado, 29 de novembro de 2014

A band(alh)eira nacional...

O País anda em alvoroço. Até parece mentira. Um político, ex-primeiro  ministro,  por isso pessoa muito importante, foi detido no aeroporto de Lisboa e levado à presença de um Juiz,  pessoa idónea e sabedora,  até provas em contrário.

Ex colegas, camaradas do partido,  todos se apressaram a vir em defesa de tal coitado. Parece que as ilegalidades cometidas pelo dito senhor,  o desvio de mais de vinte milhões de Euros,  obra datada do tempo em que a pessoa detinha cargos de relevo,  foram suficientes para o deixar em prisão preventiva. E lá foi o senhor,  como qualquer comum mortal,  enviado para a  choldra.

Muitos foram os que aplaudiram. Parece que  a Justiça afinal funciona. Outros indignaram-se,  temendo até que tal situação viesse a denegrir a imagem do país além fronteiras.

De repente surge uma personagem cujo passado político inclui cargos de responsabilidade. Ex-primeiro ministro e ex-presidente da república, o Senhor Soares não se coibiu de comentar, indignado, a prisão do camarada e amigo. Aparentemente sabedor de algo que o  cidadão comum desconhece,  afirmou que, entre outras coisas,  o senhor Sócrates era um homem digno e que,  mesmo que seja julgado,  será seguramente absolvido. Terminou dizendo "... também eu sou jurista...".

Claro que tal reacção indignou os magistrados do Ministério Público. Quem não se sente,  não é filho de boa gente. De facto,  o que consideraram uma intromissão e uma intervenção infeliz de quem tem responsabilidades públicas,  não foi deixada passar em claro...

Vindo de  quem veio,  esta reação extemporânea e irrefletida,  nem surpreende. O senhor Soares é,  infelizmente, useiro e vezeiro em atitudes impensadas. Há até quem diga que terá humilhado o símbolo máximo da Nação sem que tal acusação tivera sido jamais desmentida...

Será que, com tantos Conselheiros e Assessores não  há uma alma  caridosa que diga ao senhor Soares quando deve ficar calado ? Isto,  sim,  a bem da imagem e reputação de Portugal num mundo que frequentemente nos olha de lado...

Tá?!...


sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Farpas aguçadas esvoaçando a caminho do Pré-Natal...l

Não pretendo desmerecer o esforço dispendido  em  campanha publicitária , em curso, cujo meio de acção laboral  é o aproveitamento da  mão de obra  da eficaz  gente  trabalhadora, a quem lhes é entregue  montanhas de  panfletos publicitários,  com o fim de serem  disttribuidos e colocados   em   caixas de correio ,  existentes  à entrada dos prédios,  onde habitam  centenas, ou milhares, de moradores.


                                              A publicidade a ser distribuida, porta-a-porta


Como estamos perto da época festiva do Natal , o teor propagandista  incide principalmente na área de brinquedos para crianças, doçuras e artigos vários conotados com a época que se  começa a viver - NATAL.
 Presume-se, como tem sido  hábito dos Portugueses, que, nesta  altura, entre todos os  Grupos , indefenidamente, são trocadas as seguintes  benéficas e doces palavras  entre todos os Humanos,  cá na Terra: 

...DESEJO DE BOAS-FESTAS E FELIZ NATAL...

Que este  agradável  desejo não seja quebrado por  quaisquer  razões ou motivos de "endurecimentos"  cáusticos, que impliquem  que em vez  das amáveis  ofertas "prendas de Natal"  surjam penas a esvoaçar que originem distúrbios e desentendimentos penosos..



À distância, algo se pode prever, como muito "fervilhante", o que a própria Internet introduz nas suas publicações, que de seguida aqui se reproduz. Anseio, todavia, que ...

TUDO VENHA A  TERMINAR EM BOA PAZ, CONCÓRDIA E SOSSEGO... Que Deus me  escute...
                                                             Publicado na Internet...




Tá?!...

A sapiência não ocupa lugar...

A Internet é,  por si só,  um mundo, um universo dentro de outro universo. Neste momento seria muito complicado se tal ferramenta deixasse de funcionar. Para além da parte lúdica, muitos serviços e troca de informações relevantes,  dependem da Internet. Um qualquer cataclismo que  pusesse fim a este universo virtual mas com forte implicação no mundo real,  teria consequências inimagináveis. Poder-se-á  dizer que a  Terra pararia,  amputada de uma  ferramenta que permite às pessoas comunicarem literalmente à velocidade da luz.

Depois,  há ainda a possibilidade de disfrutar,  frequentemente de forma gratuita,  de ferramentas especializadas. Basta pensar  que queremos fazer um determinado trabalho e,  como que por magia,  surge-nos  o instrumento adequado para concretizar e tornar real aquilo que não passava de uma simples intenção. Seja criar um filme,  descarregar músicas ou filmes,  criar um livro,  tudo parece ser possível neste maravilhoso mundo novo.

Desta vez,  e porque a fotografia é, e sempre foi, um dos meus passatempos de preferência,  decidi,  com a ajuda de um Amigo e cúmplice  nestas aventuras bloguistas,  facebookianas e outras,  criar uma compilação de imagens suportadas por uma bela música,  também esta oferta deste universo  que parece não  ter fim. Desta vez decidimos,  então, experimentar um site, Slidely,  que permite criar composições de imagens, sons e texto,  em que o limite será a imaginação do utilizador...

Retalhos da vida by Slidely Photo Gallery

Graças à extensa galeria de imagens,  a dificuldade foi escolher. Deixo um  desafio: façam Vocês mesmos. Não há desculpas,  com tanta riqueza,  para o imobilismo e lamentações. Pelo menos durante uma ou duas horas,  o cérebro ocupa-se no processo criativo que desvia a atenção para um acto criativo,  por oposição a  actos destrutivo.

Vamos a isto,  meus Amigos. O saber não ocupa lugar...

Tá?!...

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Internet...Internet...( facebooks)...

À face da Terra,  ao longo das 24 horas  ao redor no  eixo central do nosso  hemisfério, são aos milhões todo o tipo de cenários que se desenrolam,   causados pela  prepotência  humana, entre si,  e que uma decoberta cientifica, de há anos, consegue registar  e expandir,  tudo que  possa merecer atenção universal, como catástrofes, guerras, lutas  tribais,  automobilismo, jogos de futebol, desentendimentos de origem política/ finaceira, naufrágios,  fenómenos atmosféricos, aviação, festas, euromilhões, e um nunca acabar de acontecimentos,  tais como informações por via jornalistica e televisiveis,  como por exemplo a comunicação governativa de que o subsídio de Natal continua a ser uma incógnita, etc. etc....

Hoje, por exemplo,   à tarde já veio a publico mais uma cena reportando uma visita amigavel a um  Companheiro de Luta,  conforme a seguinte  fotografia captada através do  écran da televisão:





É quase cem por cento, hoje em dia,  o número de pessoas  que já dispõem de computadores, tanto fixos   como  portáteis, que lhes permite, a qualquer momento,  "besbelhotar"  pelo  o que vai pelo o  Mundo... e então o "Facebook" é uma fácil porta aberta para a visão de tudo quanto se queira reproduzir. E é então nesta área de pesquisa (facebook) que encontramos de  tudo. Desde  fotos, comentários , anedotas,   desejos de  felicitações pessoais, e uma infinidade de acontecimentos, alguns até dão para rir e outros para chorar...

E  a proposito de se brotar lágrimas,  neste comturbado Planeta, tudo pode acontercer,   como, aliás, se disse ao principiar o presente blog. É só desgraças e mais desgraças que se notam  no topo das ditas  informações, que são prestados ao público..

Acredito na Divina Protecção, e, nessa perspectiva, um pensamento:  Que no Natal que se aproxima,  não hajam , "descontentes" da vida que levam, e que, a PAZ, TRANQUILIDADE  E  HARMONIA não sejam  "coarctadas" por acontecimentos penosos, que  poderão vir  a ser salvos e eliminados  pela protecção  divina de...                                      Nossa Senhora...






Nossa Senhora de Fátima...

Ta?!...

"O caso Sócrates..."...

                                  " Se queres ser bom juiz, ouve  o que cada um diz....

 Diz o Povo que não se pode ser justo numa decisão, sem ouvir as partes em litígio.

Como faço parte do Povo (  como  simples e humilde figura que não abdica do democrático direito  de poder emitir uma  opinião),  atrevo-me a discernir, através destes meus despretensiosos blogs,  algo sobre a situação  resultante do acontecimento actual  sobre o  percurso  e  desfecho que levou à detenção de um ex-Primeiro Minisro, - Engº. , José Sócrates-   sobre a qual, a televisão acaba de transmiir que  fora visitado por uma Figura sua Amiga,-  Dr. Mário Soares- , ex-Presidente da  Republica Portuguesa.








Lembro-me que na minha infância, numa aula  sobre a história de Portugal, uma figura lendária, EGAS MONIZ,  por força de uma questão de honradez e dignidade,  para com a sua Pátria, e sentido-se "ultrajado",  apresentara-se perante o Rei, a fim deste o sentenciar, conjuntamente com a Família, a uma decisão,  que poderia até  ter sido "fatal"... e  que me parece ter sido absolvido, por decisão de Sua Magestade. Creio que o desfecho  foi mesmo  uma absolvição.

Como mero ignorante  sobre as lides governamentais, não me sinto à altura nem com  a capacidade de "julgar"  qual o melhor  percurso que ditará a forma legal, e justa,   que  conduzirá  ao desfecho da actual situação,  que presumo muito complicada; mas  sentir-me-ia  feliz, porém,  se  uma  santíssima  intervenção divina,  conduzisse a um desfecho que satisfizesse o bom senso de Todos aqueles que amontoam  a  montanha da PAZ   e  SOLIDARIEDADE, entre  homens e mulheres,  de bom coração.


Imagem do Rosário de Nossa Senhora de Fátima ( tem perto de 100 anos...)


 Tá?!...


terça-feira, 25 de novembro de 2014

Quem tudo quer tudo perde...

Diz o Povo que..."..."Quem ambiciona mais do que pode perde até o que tem..."

 Não nutro nenhuma animosidade, nem aversão, aos que licítamente enriquecem o seu património,
 mas é na adversidade que se prova a amizade. Os verdadeiros amigos conhecem-se nas horas amargas.

 Uma alusão, sem sentido hóstil, nem  depreciativo,  à imagem inserida hoje, na  capa de primeira  página do jornal "Correio  da Manhã". relativa  a   um  ex-Primeiro Ministro, de Portugal, que julgo estar sofrendo as horas mais amargas da sua vida.




 Um esforço de memória, leva-me a recordar uma visita que este Senhor ,Ex-Primeiro Ministro, fez  a Angola,  em que participava em corridas pedestres,  e competitivas,  conjuntamente  com outras Figuras  de topo da governação daquela ex-Colónia portuguesa. Certamente que foram momentos  de euforia vividos  enquanto pisava, na altura,   terreno angolano, ( agora independente).

Pelo que se extraia das publicações jornalistica, da época, a ambição do protagonista nestas  viagens de visita a Angola, era  atingir climas de cooperação e entendimento,  a todos os niveis,  que julgo  terem obtido êxito,  dentro dessa perspectiva. Perante as actuais  motivações que rodeiam  o curso dos actuais, e tristes,  acontecimentos,   será  que exista, ainda,  nas profundezas do abismo,  escondidas vozes traiçoeiras que  trariam à luz  do dia o  arrimo, -  eventualmente suspenso-   de toda  a  Luz  da Verdade ?...

Reflexão...o DINHEIRO   quando passa a ser um fim em si mesmo, tornamo-nos num  seu escravo...

Tá?!...







R

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Boas Festas...

 DOMINGO de Cristo Rei (23 de Novembro de 2014)...

No Mundo,  em certas zonas, vivem-se actualmente situações de avalanches inusitadas de conflitos  entre seres humanos, que dissipam horrores e restringem a feliz convivência entre as populações  mais pacíficas

Dentro de pouco tempo, iremos festejar a época Natalícia,  que espero venha a ser, como habitualmente,  e Graças a Deus, num clima de Paz, Pacífico, Concórdia e Tranquilidade.  E, felizmente, foi dentro deste são princípio,  que se manifestaram as criancinhas (e os seus Papás) , nesta data,  num recinto agradável, (estabelecimento Ria Shopping, em Olhão),  augurando , ao som de  boas-vindas, a próxima visita do desejável PAI NATAL, na esperança  de que, ao descer pela chaminé (ou escadarias), o saco venha a abarrotar de prendas para serem  distribuidas pelos Bebés,  Paizinhos, Avozinhos, Tiozinhos ,  Madrinhas,  Vizinhos (os não barulhentos) e, se sobrar alguma coisa, então, não esquecer aqueles que têm por função aumentar salários aos Trabalhadores !....





E aspectos dos festejos, a aguardar a vinda  do querido Pai Natal...












Tá?...

Et Pluribus Unum....

Sorridente,  até na hora da detenção...
Notícia dos últimos dias: José Sócrates detido por suspeitas de fraude,  fuga aos impostos, corrupção e utilização indevida de fundos públicos.

A notícia acima citada  tem animado as conversas de café e suscitado  as mais variadas reacções por parte de políticos,  comentadores e por parte da população em geral. Opiniões à parte, pois cada um tem a sua, todos parecem concordar com o insólito da situação. Um político,  um ex-primeiro ministro,  dono e senhor da palavra em espaço  televisivo pago por todos nós  (de resto, já cancelado...) é  detido e presente a um Juiz para averiguar a origem de uma fortuna pessoal na ordem das  dezenas ou mesmo centenas de milhões de Euros. Independentemente do que possa vir a acontecer,  é esta uma situação insólita no panorama jurídico português. Ao  que parece o esquema montado pelo senhor Engenheiro envolvia a própria Mãe,  o motorista,  entre outros.

Os políticos,  quem  sabe com medo de que sejam  também eles atingidos pela tempestade investigativa por parte das autoridades, não fizeram grandes comentários. O Senhor Costa,  amigo do peito do senhor Sócrates,  parece ver a sua vida a andar para trás. O comentador político,  professor Marcelo,  antevê mesmo muitas dificuldades para o PS ganhar as próximas eleições.

Já o Zé Povinho  tem opiniões absolutamente dispares. Uns dizem "finalmente  !!!", outros afirmam "isto não vai dar em nada ...". Há dias alguém me confessava  que o Sócrates era um grande homem e que esta detenção  era uma injustiça relativamente a tão nobre e generosa personagem. Dizia a pessoa que Sócrates lhe tinha dado "um computador e novas escolas",  ignorando certamente que tais luxos saiam do bolso de todos nós. Caridade com dinheiro alheio qualquer um faz.

Depois desta avalanche inusitada quem será o próximo ? Alguns devem andar as voltas magicando que submarinos devem utilizar para a providencial fuga quando e se a sua hora chegar. Outros dormem descansadamente apesar da consciência incomodar,  confiando na Justiça,  ou melhor, na falta de justiça,  que tão bem caracteriza o sistema judicial português, como é opinião generalizada nas hostes do Povo.

Eu,  por mim,  parece-me  que vai tudo  ficar em "águas  de bacalhau",  até porque deve haver outras personalidades importantes envolvidas, o que tornará a teia resistente a toda a tentativa de a desfazer.

Esta é apenas a minha humilde opinião, pois a democracia garante a todos o direito à opinião, direito esse de que não pretendo abdicar.

Tá?!...

sábado, 22 de novembro de 2014

Ensinando a bem fazer...

Hoje estão para aqui com tecnicismos. Ora querem lá ver que me querem ensinar a copiar écrans e fotos  ou imagens patentes no écran a dado instante ? Isto tudo  sem necessidade de recorrer a máquinas fotográficas ou de filmar.

Ora então é assim:

  1. Escolher o écran que pretendemos espelhar. No meu caso uma notícia fresquinha;
  2. Com imagem no écran, pressionar simultâneamente as teclas shift e PrtScr. Largar;
  3. Abrir um programa de desenho e colar (CTRL+V);
  4. Gravar a imagem; 
  5. Inserir no blog  ou documento;
  6. E pronto já está. !
Vamos ver como me saio...


Parece que não me saí nada mal. Agora podem tentar Vocês...

Esta  foi a minha primeira tele-aula. Espero que tenham  gostado...

Tá?!...

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Afinal o Mundo é pequeno...

Pessoa amiga,  técnica em conhecimentos dentro  da área informática, que compartilha na minha aprendizagem  de redigir programas  através da Internet,  tendo o início da minha comparticipação no capitulo de mensagens "bloguistas" em 2010, chamou-me a atenção do espaço em que são publicados numeros de ordem técnica, quanto a utilização desta doença  informática da Internet, que considero uma boa doença mas muito benéfica...

Causou-me espanto,  a informação técnica,  que em cada número que se publica, vem mencionada a informação quanto a indicação do numero de publicações e visualizações de página de blogs publicados, e os  locais em que são vistos, em todo o Mundo.

Fiquei  muito surpreendido  pelas indicações que são emitidas, pois estava muito longe de saber que os meus  artigos "bloguistas", chegavam a ser  vistos (ou lidos)  desde o  Brasil até  aos recantos  Americanos, Europeus, Africanos e  Asiáticos...

Para melhor visão e interpretação do que acabo de expor, seguem-se fotos do que  tem vindo impresso nas páginas em que vou inserindo  os meus "ingénuos" programas "bloguistas".


Numero de visitante de 2012 a 2014..   21852.



Visualizações de página (até 21 de Novembro de 2014) -  55.029

 Tá?!...

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

"O Milagre da Vida"...

Provavelmente, já não deverá ser exibido, como o foi esta manhã, no capitulo dos "facebooks", na Internet, o seguinte programa, que tive a oportunidade de fotografar - com a devida vénia e  respeito - e que, eventualente poderá ter passado despercebido, por parte de alguns espectadores, mas que,  sinceramente, considerei um relevante serviço prestado pela Net, que emociona todos os que se aperceberão que foi assim que surgirnos,sem excepção, certo dia, à luz deste Planeta.

Que se riam e façam troça desta minha ingénua filosofia, mas,  provem o contrário, Caros Amigos, se forem capazes e se tiverem argumentos para o fazer: A pérola mais valiosa e supera o maior, e mais rico, tesouro do Mundo que é, sem dúvida ... A MULHER !.

Acreditem ou não, mas  sem a virtuosidade e especificidade do leite materno, seria possivel existirmos ?!... Que responda quem tiver fortes argumentos para contrariar esta minha "idolatrada" filosofia...

Eis, alguns dos cenários aproveitados para poder redigir este  despretensioso programa... sentimental!

A sequência normal das cenas do parto, relativo ao nascimento do Bebé...



Os  segundos da ansiedade...








Tá?!...

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Rádio Saudade...

Rádio Saudade está "no Ar"...



Tempo a mais, fruto da idade e de uma reforma antecipada mas hoje consequência dos anos que passaram, uma imaginação limitada por debilidades físicas próprias dos quase oitenta e sete anos, levam-me, por vezes, a procurar o que fazer. Tal,  tendo em conta  o arquivo equiparável à Torre do Tombo, nem se afigura muito difícil.

De entre as bobines de filmes, cuja película vai cedendo aos tormentos do tempo que passa,  passando pelas cassetes VHS ou Beta,  pelos DVD's e CD's, livros, jornais e revistas,  acabando nas cassetes audio, reproduziveis num velho Walkman da marca Casio (passe a publicidade),  muitas são as fontes de informação por onde escolher. De facto, a dificuldade reside em decidir o que utilizar,  uma vez que material não falta.

Desta vez  as "vítimas" foram as cassetes de  áudio. Para tal concebi um aparato próprio de  uma estação de rádio ou televisão, cheio de cabos e fios, com o objectivo final de ouvir sons de outros  tempos, cristalizados em fita magnética, a qual,  também ela, ameaça sucumbir ao tic tac do relógio.

Vista aérea da montagem...
Montado o estaminé, lá pude desfrutar dos sons que saíam das pequenas colunas ligadas a um amplificador, o qual, por sua vez, conectava com o leitor portátil de cassetes. Pude assim voltar a ouvir sons de outros  tempos, como sejam emissões radiofónicas históricas, sons e vozes familiares, que, fechando os olhos,  me permitem "ver", numa viagem sonora pela linha do tempo. Por entre as vozes de filhos e netas,  uma se destaca e que guardo com especial carinho: a voz da minha saudosa Esposa Alvarina, fazendo aquilo que sempre fez, defendendo os outros através de palavras carregadas de sentimentos e amor pelo próximo.

Um dia voltaremos  a encontrar-nos e  sei  que me receberás,  como sempre,  com as tuas doces palavras. Um beijo de saudade imensa...

Tá?!...

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Indigências...


Perante este quadro (espelhado  na  Internet ),  que pensar das palavras proferidas há mais de quarenta anos por um Homem cuja inteligência, independentemente de concordarmos, ou não, com as suas ideologías políticas, estava bem acima do que é normal para o Ser-Humano ?...

Ressalvo que não nutro nenhuma animosidade, nem aversão, aos que lícitamente enriqueceram o seu património.

Abaixo, sim, com os corruptos intelectuais que se deixam embriagar pela visão do poder !.... Miseráveis Superiores ...

Tá?!...

Herois, precisam-se...

ONDE ESTÃO NOSSOS HERÓIS?
Onde estão os nossos guerreiros?
Perdidos em pensamentos inúteis
Trocaram a existência d’altaneiros
Pela mansidão de viver vidas fúteis
Onde estão os nossos generais?
Bento Gonçalves e Teixeira Nunes
Heróis de outrora, nunca mais
Revoltaram-se contra os costumes
Que fizeram com nossa coragem?
Nossos heróis viraram fantoches
Hoje somos animais na pastagem
Aplaudindo e aceitando deboches



Há tempos a nós perguntaram
Se aceitaríamos mansos e sem revolta
Entregar nossas armas, calaram
Com o “não” que veio em resposta
Mas depois de nos consultar
Decidiram fazer mesmo assim
Conseguiram ainda mais atravar
Papelório que não tem mais fim
A verdadeira razão, descobri
De toda essa sórdida tramoia
Foi tomar nossa forma, eu vi
De reagir e garantir a vitória

O medo que os assusta e assola
É que levantemos as velhas bandeiras
Que façamos da história uma escola
E tracemos as novas fronteiras
Por isso nos mantém alienados
Escravos do sistema sem fim
Corações pra sempre separados
Pra controlar é mais fácil assim

D-Day Landing Sites Then and Now: Normandy Beaches in 1944 and 70 Years Later