sábado, 25 de janeiro de 2014

A 25ª hora...

De regresso a casa, após ter visitado o local onde repousa eternamente a minha saudosa Mulher, reparei, à chegada, que junto ao  depósito camarário  destinado à  recolha de lixo doméstico, estava exposto um plástico que derramava uma série de cassetes VCR, que, alguém se tinha desfeito deles, atirando-os para o lixo...

Curiosamente aproximei-me do espectáculo que tal exposição produzia, e, como as cassetes tinham  ainda um bom aspecto, recolhi-as e, em casa, fui vendo, através do computador, qual o conteúdo das gravações  registadas. De entre elas, houve uma que me surpreendeu bastante, porque continha a  gravação de um filme que correu o mundo, já há  muitos anos, em que o actor Anthony Quinn, desempenhou um papel surpreendente, que passo a  relatar, baseado em fontes literárias, cujo título "25ª Hora", ficou-me sempre na memória.

"Na Segunda Guerra Mundial, Johann Moritz (Anthony Quinn) um simples camponês romeno e Suzana (Virna Lisi), sua linda esposa são envolvidos num emaranhado de situações,  que não conseguem entender. O chefe de polícia deseja sua mulher e sob a falsa alegação de ser ele judeu, é enviado a um campo de concentração. Entre as incoerências da era nazista, tem início sua terrível saga. Porém em uma avaliação pelos nazistas de seu biotipo, Johann é considerado um "exemplar- -modelo da raça Ariana". Em sua busca para conseguir de volta  sua esposa e sua família e sem entender as verdadeiras razões do conflito, ele luta contra os dois lados da guerra"

 O desenredo do filme é espectacular, e tem um fim, que acaba anunciado que o dia tem 24 horas,  e que a vigésima quinta hora (25ª hora) pertence a um  mistério em  como a vida poder vir  a ser ceifada nesse  imediato  e  curto período de tempo !.....

























 Que a pólvora e a dinamite se afoguem para  sempre...
Morrendo junto ao arame farpado da prisão dos condenados  à morte... Trajan.



As ultimas imagens do filme, " vigsesima-quinta hora "dão conta da tentativa de fuga  da prisão  nazi, do  autor- escritor  da obra literário que recebeu tal titulo, no momento em que um disparo da sentinela pôs termo à sua existência.   Momentos antes, dissera ao companheiro da clausura:

"A vigésima-quinta  hora é a última de todas as horas..."
Tá?!... ..

1 comentário:

  1. Bons filmes ficam guardados num recanto da memória.
    Um beijo.
    Orquídea Abreu

    ResponderEliminar