quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Quem não deve, não teme...

O jornal "Expresso" noticiou a investigação por parte do DCIAP (Departamento  Central de Investigação  e Acção Penal) relativamente a movimentos suspeitos de dinheiros, via contas off  shore, efectuados pelo Procurador Geral da República de Angola. O esquema, envolvendo empresas angolanas e portuguesas, poderá configurar um processo de lavagem de dinheiro, desvio de fundos e fuga aos impostos.Citando a notícia do "Expresso":

João Maria de Sousa, que não foi constituído arguido nem foi ouvido formalmente e goza da presunção de inocência, terá transferido para uma conta do Santander Totta em Portugal um depósito de 93 mil dólares (70,3 mil euros de uma empresa offshore, a Spiral Enterprises. O pagamento terá sido feito através de uma conta do Banco Comercial Português de Cayman, com sede no paraíso fiscal das ilhas Caimão.

O depósito foi feito em dezembro de 2011 e comunicado às autoridades, via alerta bancário, pelo Banco Santander.
Pode ler a notícia veiculada  pelo "Expresso" AQUI.

O PGR angolano já reagiu,  lamentando a fuga de informação (todos lamentamos mas infelizmente já estamos habituados a estas fugas de informação, quase cirúrgicas) e mostrando-se disponível para prestar todos os esclarecimentos.

O  comunicado à imprensa pode ser consultado AQUI.

Entretanto o mítico jornal de Angola,  folha jornalística mais ou menos oficial do Governo de José Eduardo dos Santos decidiu intervir,  via artigo de opinião do seu iluminado Director José Ribeiro. Numa prosa um pouco,  como direi,  na onda da velha " teoria da conspiração",  o Senhor Director dispara mísseis de cruzeiro em direcção ao meio jornalístico português, acusando-o de estar  a soldo desse  "... traidor da pátria angolana até ao fim dos seus dias..." que foi Jonas Savimbi.  Este teria  pago propaganda desinformativa contra o MPLA  nos jornais portugueses,  com a  colaboração do Governo Português e dos seus Dirigentes,  nomeadamente Mário Soares e até o actual ministro dos negócios   estrangeiros,  Paulo Portas.  Tece ainda considerações relativamente à colaboração entre Savimbi, Portugal e o Regime de Apartheid da  África do Sul, com vista à prisão de Nelson Mandela e ao derrube da   Família Santos.

A palavra do Director pode ser lida AQUI.

Parece-me que este Senhor Director do Jornal de Angola anda a ver demasiados filmes... Lamentamos todos a fuga de informação, mas a verdade é soberana e deve ser apurada. Claro que  quando ricos e poderosos estão envolvidos, a verdade é sempre um conceito relativo, dependente de interesses políticos e económicos. O que não vale a pena é, com discursos mais ou menos fantasiosos, carecendo de factos concretos, vir instigar a opinião pública de ambos os países para  um sentimento de mau estar e desconfiança mútua. Claro que o mais certo, nisto tudo, é que nada aconteça e que Portugal vergue,  mais uma vez, aos kwanzas que vão, ainda assim, entrando no nosso País. Portugal vai "...meter o rabinho entre as pernas e sair de mansinho...".  Isto não sou eu que o digo,  apenas repito o que um passarinho, que por aqui passou, me disse  ao ouvido...

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário