terça-feira, 7 de agosto de 2012

...O Silêncio Sepulcral dos Bons ...


... "Para entrar imediatamente em vigor se publica o texto do telegrama recebido nesta data do Ministério do Ultramar:
                  Telegrama
"Considerando o dever de exprimir o pesar da Nação pelo falecimento do antigo Presidente do Conselho Doutor António de  Oliveira Salazar, hoje ocorrido. 
Usando da faculdade conferida pela primeira parte do número dois do artigo um zero nove da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:
Artigo primeiro. Em manifestação do pesar  pelo falecimento do antigo Presidente do Conselho, Doutor António de Oliveira Salazar, serão observadas as disposições seguintes:
Primeiro. Luto geral desde a data da publicação deste decreto até ao dia do funeral, inclusivé. "


Seguem-se, desde o artigo segundo ao  quarto, normas  governamentais a serem cumpridas, e o presente Suplemento,  foi visto e aprovado em Conselho de Ministros, na data de 27 de Julho de 1970, pela Subadministraçao.
                                                                 ************

Por reencaminhamento, via Internet,  fui confrontado com um programa, subscrito por Pedro Mota,  que mereceu  um  comentário, por parte de um outro digno  leitor ,( titulado " SALAZAR... RESPOSTA  A RICARDO ARAÚJO  PEREIRA"  ) que inicia a prosa nos seguintes termos:" Exmo. Senhor Ricardo Pereira. Li ontem, com toda a atenção, o artigo que escreveu na ultima edição da "Visão" Versa o excelso artigo produzido sobre o tema que agora está na moda:Quais os Portugueses que mais se evidenciaram ao longo da  nossa história  Ensaia V. Exa. ao longo do mesmo artigo um conjunto de afirmações sobre Oliveira Salazar".

São tecidos,  pela sua leitura,  textos  contendo   varias considerações e comentários  relativamente a factos  ocorridos ao longo da permanência deste  Estadista , - Doutor Oliveira Salazar-  que governou Portugal, largos anos, até a data em que foi acometido por doença, que o levou até a morte.

Não  deve ser ceifada  a memoria que, foi durante o seu exercício governamental, que se evitou que  Portugal entrasse num conflito , que vitimou milhares e milhares de seres humanos.   Muitos de nós não estaríamos cá. pois os nossos pais ou avós, teriam certamente tombado em combate, na II Guerra Mundial.

Por experiência própria,  e por enfileiramento no caos,  a que o Pais assistiu,  Salazar nunca abandonou  os milhares de Portugueses nas ex-colónias, à sua sorte/morte !...

O Boletim Oficial de Angola, de segunda-feira, 27 de Julho de 1970, I Série-numero 174,  bem insere os sentimentos respeitosos que  em  Angola lhe foram dispensados, aquando da sua partida para o Além...


Sem comentários:

Enviar um comentário