terça-feira, 14 de agosto de 2012

"O Palácio da Ventura"... de Antero de Quental.






  Sonambulismo...


Cansado da Vida!...  Às doze badaladas da meia-noite,  e tristemente só, o corpo "empurrou-me" para o leito,  para  a embrulhada de  lençóis, - que me acolheram - , na sua brancura, e na esperança de  vir  a  ter um sono...  não  "virginal desfeito"......

O  Homem põe e Deus Dispõe ... 



Com a leveza do silêncio  que a solidão impregna,  à minha  " sonolenta "  mente, surge, então, decorridos longos minutos, uma  sonhadora , e vasta, visão, que se enquadra , perfeitamente, nos  ricos sonetos, de Antero Quental,  memorizados , que foram , desde os meus saudosos tempos de Estudante..

..." Sonho que sou um cavaleiro andante .
        Por desertos, por sóis, por noite escura
Paladino do amor, busco anelante
O palácio encantado da Ventura ! 

Mas já desmaio, exausto e vacilante,
Quebrada a  espada já, rota a armadura...
E eis que súbito o avisto, fulgurante...
Na sua pompa e aérea  formusura !

Com grandes golpes bato à porta e brado
Eu sou o Vagabundo, o Deserdado...
Abri-vos, portas d`ouro, ante meus ais !

Abrem-se as portas  d´ouro, com fragor...
Mas dentro encontro só, cheio de dor,
Silêncio e  escuridão --- e nada mais " ...

*************

Ao som dos ruídos próprios do nascer do dia, ao despertar... que  sinto  ???...


... O Palácio encantado tem as fechaduras ferrugentas e de lá não  vem o tesouro secularmente amealhado   e tão  apetecível , à superfície do Globo -   A Amizade e a Fraternidade !...

...e a Solidariedade, evaporou-se  !...

.
















Sem comentários:

Enviar um comentário