quarta-feira, 22 de agosto de 2012

...Fenómenos meteorologicos...

Página jornalística.
 

Neste meu "livro" -caseiro -  em que guardo  os meus "blogs", que venho publicando ( via Internet) - afim  de  "afugentar" a solidão e o isolamento  que a viuvez  fragiliza, após um feliz enlace matrimonial  ,que durou  perto de três quarto de século.  De entre as publicações, que já contabilizam uma visualização de pagina ,na ordem dos nove mil  (!),  volta e meia  vasculho artigos que me fazem retroceder  aos meus " bons  velhos tempos" de inicio da chamada Terceira Idade..( já vou a caminho da 4ª...).

Com reserva e eventual rectificação,  utilizo  como fonte, uma publicação do Expresso Euroexpansão, datada de 28 de Agosto de 1999, acerca dos efeitos previsíveis de uma "tsunami" que se visionou  na linha do horizonte do oceano Atlântico,  a partir das praias  do sul do Algarve..

Esclarecia, então, o autor , nesta publicação, que... "se a "tsunami" fosse a sério, atingiria a costa a 300 km/h e os mirones seriam engolidos"... (boa, ahahah...)

Sou um zero à esquerda em meteorologia/mitologia ,  mas recordo que, na minha infancia,  tive oportunidade de observar determinados fenomenismo, como por exemplo, o surgimento em Lisboa ,da Aurora Boreal, que. no entendimento de muitos, era prenuncio do inicio da 2ª guerra mundial ( como o foi ! ...)

Segundo os gráficos inserido no  dito jornal, uma onda  com 20 metros cobriria os ministérios do Terreiro do Paço.

E aqui na costa sul do Algarve ?!!!... O que aconteceria ?... Segundo a opinião dos entendidos, no Alvor e Portimão o mar provocaria inundações das zonas  baixas desde a baía de Lagos ate Alvor, numa extensão de 500m, aproximadamente.. Albufeira e Vilamoura, provável  colapso de falésias e danos  consideráveis nos blocos de apartamentos circundantes da marina.

Segundo o jornal, o rápido abandono das restantes  praias iniciou-se espontaneamente. logo que o rumor de catástrofe iminente correu entre os banhistas, através dos  telemóveis, radio.portáteis e tudo contribuiu para espalhar a noticia. Face a possibilidade de se ter gerado uma onda gigante, em 30 minutos toda a face costeira,  algarvia,  seria  arrazada.... 

Felizmente tratou-se de uma visão óptica, a longa distância, à superfície da linha do horizonte e,  acalmados os ânimos, uma hora e meia depois do alarme, as praias começaram a retomar o ambiente natural de um Domingo abrasador.

Isto passou-se, como disse, num Domingo, no final do mês de Agosto, de 1999.

Como disse, no inicio, e, repito nada entendo nem de meteorologia e muito menos de mitologia !

E nada de superstições !... Está bem ?...

Não me passa, porem despercebido, o "fenómeno" que eventualmente  poderá vir a ser observado , por parte dos curiosos:-  a aproximação à  Terra do planeta Marte, no final deste mês de Agosto, que dizem distanciar-se, pela primeira vez,  de muitos menos milhares de quilometro do que o habitual.

Preparemos os binóculos, OK ?.










Sem comentários:

Enviar um comentário