terça-feira, 13 de março de 2012

Visão sonhadora - Petróleo ???...


Eis mais um pedaço de história, de uma vida, a caminho do "centenário"...

Das inúmeras viagens  que fazia a caminho do rio Cuanza, para as "velhas" pescarias, na sua foz,  percurso que, na época, levaria mais de uma hora para atingir a jusante do rio, a 60 quilómetros, de Luanda, por vezes, saía-me com esta: "Cheira-me a petróleo ...", e os meus companheiros de viagem, até sorriam, a gozar da  minha "saída"...
 Bem, o que é certo,  muito mais tarde,  a montante da  minha casa, a mais de 60 quilómetros,  foi descoberto um poço de petróleo,  explorado  posteriormente,   por uma  Refinaria, como é do conhecimento geral.....


Depois disto, muitos e muitos, acontecimentos se deram, ao longo da minha, vida, que me "catapultaram" para  acabar por vir a residir nesta encantadora cidade de Olhão, no Algarve.
A minha sublime Mulher, com quem casara há  mais de meio século, falecera, deixando-me num estado de viuvez,  que  muito me  tem fragilizado.
 Para colmatar  a solidão  que me afectou, Familiares e Amigos, não raras vezes, "pegam em  mim" e levam-me a  passear por  esses caminhos, bonitos, de Portugal,

Uma das companhias que gentilmente me conduz no seu automóvel, é  natural do Alentejo, portanto uma digna "alentejana"...

No percurso bem perto da cidade de Beja,  há bem pouco tempo, também me sai com esta "CHEIRA-ME A PETRÓLEO !..."
Fui alvo de sorrisos amigáveis, e, em certa medida, fi-lo a gozar, dadas as longas extensões dos campos alentejanos.

Deus queira que,  após a  minha próxima partida para o Céu,  o que  eu dissera em tipo  de "gozo" se transforme numa realidade, como a de Angola,  para que as riquezas derivadas do petróleo,  batam a porta de  TODOS OS  PORTUGUESES.

Sem comentários:

Enviar um comentário